Taylor Swift e "1989"


Não é todo dia que surge uma cantora americana que começa no country e faz uma transição bem sucedida para o pop Music, e foi o que aconteceu com Taylor Swift.
Em março de 2015, ela já havia vendido cerca de 40 milhões de álbuns em todo o mundo, além de 93 milhões de singles digitais, e vencido diversos prêmios musicais como Grammy, AMA, VMA, EMA, etc.


Com todo esse sucesso, a fanbase da Taylor só aumenta, bem como seus "haters" (odiadores). E foi assim que ela resolveu começar a "Era 1989" - seu último álbum, lançado em 2014: "Shake It Off" tem uma batida animada e dançante, e uma letra que diz: "os invejosos vão odiar, odiar, odiar e baby eu só vou deixar pra lá". O videoclipe veio na mesma linha da música, com Taylor mostrando vários lados dela, com alusão à outros artistas pop. Resultado : debutou em #1 na Billboard Hot 100, teve 8x Platinum - cerca de 5.400.000 de cópias vendidas - #1 também na Austrália, Canadá, México, Nova Zelandia, Polônia, bem como top 10 em diversos outros países como Inglaterra, Irlanda, Japão, Alemanha e Suíça.


O segundo single "Blank Space" veio ainda mais destruidor, já que nele Taylor escreveu - sim, ela compõe tudo o que canta - sobre os diversos relacionamentos que já teve, dizendo "tenho uma longa lista de ex-namorados, eles te dirão que sou louca, mas eu tenho um espaço em branco querido, e vou escrever seu nome". No vídeo, Taylor quis fazer uma brincadeira com todos que falam que ela namora vários caras e depois escreve sobre eles. A ideia deu tão certo que o clipe se tornou o segundo mais assistido da história do YouTube (ficando atrás apenas de PSY) e o mais visto de uma artista feminina. Nos charts, outro #1 na Billboard Americana, é top 10 em quase todo o mundo, além de 7x Platinum, e estava decretado o segundo hit do "1989".


Veio então o terceiro single "Style", que trouxe diversas controvérsias, já que desde o lançamento foi especulado que a música foi feita para Harry Styles, integrante do One Direction, que já namorou Taylor. E para aumentar os rumores - não há outra explicação - Taylor lançou um videoclipe "psicodélico" em que usa um colar igual ao que o cantor usava - alguns dizem que não é uma réplica, mas sim  o original que Harry deu de presente para Taylor, quando eles namoraram em 2013. Os críticos adoraram a música, por conter elementos dos anos 80, e o público também já que a música foi o terceiro top 10 do álbum na Billboard Hot 100 (vendendo 3 milhões de cópias no USA), bem como  top 40 em diversos outros países. Não repetiu o sucesso dos dois primeiros, mas foi MUITO bem.


Dando a volta por cima, Taylor veio com o quarto single do 1989: "Bad Blood". Diferente da versão do álbum, o single trouxe a participação do rapper Kendrick Lamar, é um clipe com diversas participações de famosos, incluindo a melhor amiga Selena Gomez como arqui-inimiga, Ellie Goulding, Cara Delevigne, Zendaya, Hayley Williams, Jessica Alba, entre outras, em um exército feminino. O videoclipe quebrou o recorde da Nicki Minaj na Vevo, com 20.1 milhões de visualizações em 24 horas (posteriormente, perdeu para ADELE com "HELLO" que teve 27 milhões ). Nos charts, veio o terceiro #1 na Billboard, apenas nesse álbum! E #1 também na Austrália, Canadá, Israel, Nova Zelandia, Escócia, bem como top 40 na maioria dos países.


O quinto e penúltimo single, veio com mais algumas polêmicas: no clipe de "Wildest Dreams", que foi gravado na África, não havia negros, o que gerou discussão sobre racismo. Apesar disso, a música se tornou um sucesso, entrando em #5 na Billboard, e no top 10 de diversos países.


Para finalizar, o ultimo single escolhido foi : "Out of The Woods". O clipe foi lançado na virada para 2016, e trouxe uma Taylor provocativa : numa das cenas, ela aparece jogando num penhasco o colar que foi visto antes como sendo do Harry Styles. O clipe foi muito bem produzido, com diversos efeitos visuais muito bonitos, e mostra Taylor em diversos ambientes como praias, florestas e montanhas. Nos charts, a música já havia feito um impacto quando o álbum foi lançado, alcançando #18 na Billboard, antes de ser single. Mas sendo Taylor, podemos aguardar mais um top 10!


UFA! Hoje em dia é difícil um álbum render 6 singles, e ser tão bem trabalhado como o "1989". Vejamos alguns número e fatos:

1. O álbum vendeu 1.287 milhões de cópias na primeira semana
2. Tornou-se o álbum mais vendido de 2014
3. Em dezembro de 2015, havia vendido 8.6 milhões de cópias !
4. Obteve 8 nomeações ao Grammy, incluindo Album do Ano.
5. O álbum gerou a "The 1989 World Tour", que contou com diversos artistas convidados como Selena Gomez, ED Sheeran, Justin Timberlake, Tove Lo, etc. e se tornou uma das maiores turnês de uma artista feminina
6. O Ryan Adams lançou uma versão do álbum, com as mesma letras, mas do jeito dele, e com total aprovação da Taylor.

Com tudo isso, podemos ver que Taylor finalmente se encontrou no pop e está fazendo um ótimo trabalho. Ela canta, ~tenta~ dançar, compõe suas próprias músicas, divulga muito bem, tem uma imagem pública muito bem vista - talvez seus únicos problemas sejam com ex-namorados e sua fama de "mercenaria" por não divulgar seus álbuns em todos os serviços de stream, apenas no Apple Music.

No geral, a "Era 1989" foi ótima, rendeu bons frutos pra Taylor e para os fãs novos e antigos, videoclipes memoráveis, musicas que não saíram da cabeça, dos celulares e iPods é uma tour destruidora. Ja pode começar a nova Era Taylor! ❤️
Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.