Você provavelmente soube através das redes sociais sobre o caso judicial entre Kesha e Dr. Luke. Como há diversas informações em vários sites, a maioria dessas informações está bem fragmentada por conta das novidades que aparecem o tempo inteiro. Por isso, resolvi explicar um pouco dessa situação. Então vamos lá...
Em primeiro lugar, Kesha e Dr. Luke assinaram um contrato em Nashville, cidade natal da cantora, e Kesha se mudou para Los Angeles, onde começaram os abusos: Dr. Luke - que tem esse apelido por traficar drogas desde sua época como guitarrista do "Saturday Night Live" - constantemente dizia grosserias como: "Você não é tão bonita assim e nem tão talentosa. Você só tem sorte de me ter" e "Sem mim você não é nada!", além de insultar a cantora sobre sua forma física, seu cabelo, suas roupas, suas composições, e sempre dizendo o quanto ela precisava emagrecer. Além disso, ainda foi dito no processo que Dr. Luke obrigava Kesha a usar drogas e abusava sexualmente da cantora (Veja aqui alguns tweets suspeitos do Dr. Luke que o Kesha Br levantou, para tirar suas conclusões). Kesha viveu assim por anos, até que em 2014 foi internada em uma clínica de reabilitação por problemas alimentares e de auto-estima, e foi diagnosticada com bulimia nervosa, estresse, ataque de pânico e depressão profunda.
Desde então, a cantora entrou com uma ação judicial pedindo a libertação do seu contrato com Dr. Luke e seu selo que faz parte da Sony Music. Kesha e seus advogados pedem indenização sobre os abusos emocionais, físicos, verbais e sexuais que a cantora sofreu; a anulação dos contratos entre Kesha e Dr. Luke com gravadoras, empresas e editoras; e a liberdade artística para gravar com outras pessoas.
Como sempre há dois lados da moeda, o Dr. Luke defendeu-se através dos seus advogados dizendo que as afirmações de Kesha "são mentiras deslavadas, promovidas para extorquir uma renegociação de contrato e mais dinheiro". Ele informa que já investiu 60 milhões na carreira dela, e que precisa do retorno sobre esse investimento, além de estar sofrendo diversos tipos de ataques e estar com a carreira em risco.
Na última audiência, dia 19 de fevereiro, Kesha ficou devastada com a notícia que continua presa aos contratos com Dr. Luke e a Sony Music, até uma próxima audiência, em 18 de maio. A liminar que ela solicitou foi recusada, e ela terá um tempo para reunir provas e materiais para consolidar suas denuncias, para que a Suprema Corte tome uma nova decisão. Até lá, Kesha não pode gravar com outros artistas, fazer shows, e está com a carreira estagnada.
Além disso tudo, segundo o TMZ, Kesha teve sua conta congelada por Dr. Luke: o produtor teria bloqueado os direitos autorais que a cantora deveria receber. Além disso, eles informam que Kesha tem gasto todo o seu dinheiro para manter a ação judicial, que já dura quase 2 anos.
Com toda esse repercussão após a perda da batalha, Kesha recebeu apoio de diversos artistas e fãs, que compartilharam seus comentários em redes sociais com a tag #FreeKesha, que entrou para o Trend Topics - assuntos mais comentados do twitter. Cantoras como Lady Gaga, Ariana Grande, Kelly Clarkson, Lily Allen, Halsey, Lorde, Iggy Azalea, Kerli, entre diversos outros artistas publicaram mensagens de apoio a cantora. Taylor Swift, por outro lado, doou 250 mil dólares - cerca de 1 milhão de reais - para ajudar Kesha no processo judicial, mas não se pronunciou sobre o fato (Taylor tem contrato com a Sony, e isso pode estar dificultando esse posicionamento público).
Ainda não se sabe o que vai acontecer, mas espero sinceramente que esse caso termine com a libertação da cantora. Todo caso de abuso deve ser denunciado, e os responsáveis punidos, e nesse caso em específico, onde houve até mesmo estupro, não deve existir chance para impunidade.
P.S. Em 2014, o site Kesha Br publicou um texto explicando de forma mais detalhada todo o processo. Se tiver interesse em saber mais, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.