Por Trás da Música: composições de Julia Michaels




Continuando as nossas publicações sobre os compositores que estão por trás dos hits da atualidade, chegamos então a jovem Julia Michaels. Na primeira publicação da "série", eu falei sobre o Justin Tranter (se ainda não viu, clique aqui) e como a sua parceria com a Julia está dando bons resultados. Mas vamos agora conhecer a Julia...

Julia Michaels nasceu em 13 de novembro de 1993 - só poderia ser escorpiana mesmo - em Iowa, nos Estados Unidos. Isso quer dizer que a garota tem 22 aninhos apenas! E com um currículo de hits que faz inveja a qualquer compositor. Ela começou a cantar com 12 anos, e costumava escrever poesias desde criança, mas não imaginava como artista. Ela toca piano, e quando percebeu o quanto a música tocava as pessoas, decidiu que seria isso que faria para vida: ser compositora. Então, começou transformando seus poemas em músicas, cantando e tocando no piano. Como ela tem uma irmã cantora, sempre dava suas composições para ela cantar, algumas dessas que sua irmã tentou alcançar gravadoras e artistas com suas demos.

Sua mãe a apresentou a Joleen Belle, com quem escreveu músicas aos 15 anos. Julia diz que Joleen viu algo nela que nem ela mesma conseguia ver, e esse foi o começo de tudo. Houveram músicas para propagandas e músicas para seriados, e então ela conseguiu o tema do seriado da Disney "Austin & Ally". Ela foi então apresentada a Lindy Robbins, amiga de Joleen, com quem ela escreveu diversas músicas e de onde saíram seus primeiros sucessos: "Fire Starter" da Demi, "Slow Down" da Selena e "Miss Movin' On" do Fifth Harmony.

Ela contou a Cosmopolitan que conheceu Justin Tranter numa espécie de "campo de concentração", e que se deram bem logo de cara, e estão trabalhando juntos desde então, sendo que cerca de 90% do que ela escreve é com ele. "Revival" com a Selena Gomez foi o primeiro álbum em que ela e Justin trabalharam com uma artista diretamente, rolando até uma viagem ao México, o que rendeu 8 músicas do álbum. A parceria bem sucedida chamou atenção do presidente da Interscope, que pediu para que ela e Justin trabalhassem no novo álbum da Gwen.


(Foto: Divulgação / Justin e Julia, parceiros dos hits)

Eles então a conheceram, e a primeira música que fizeram juntos foi "Used To Love You", da qual ela lembra ter ouvido a frase do refrão e ter falado "Que frase insana!" e Gwen ter respondido "Legal! Vamos fazer a melodia. Vamos lá!", e acabou que a dupla participou do álbum inteiro - que diga-se de passagem foi o primeiro álbum da Gwen a chegar ao topo da Billboard 200 em carreira solo.

Uma curiosidade: a Julia já chegou a lançar um single e um EP, como artista solo. Além disso, em algumas parcerias, ela solta a voz e acaba não sendo creditada. Vamos ver um pouco mais disso, logo mais. Para conhecer algumas músicas que Julia compôs - a maioria delas em parceria com o Justin - vamos dar um play e ler:


1. Julia Michaels - "Born To Party" & "Pancake"

"Born To Party" foi lançada em 2010, mesmo ano do super sucesso de "Tik Tok" da Kesha, com qual a música é BEM parecida. Mesma vibe, a batida, a letra sobre festejar e não se importar... Enfim, a música é a mais ouvida dela no Spotify. Já "Pancake" é do EP "Futuristic" lançado em 2012, que traz uma Julia mais voltada para Lily Allen, Rachel Platten e afins. Nenhuma das músicas nem o EP chegou a entrar em nenhum chart, mas a voz da Julia é tão linda, que vale muito a pena ouvir!

2. Demi Lovato - "Fire Starter" & "Kingdom Come (feat. Iggy Azalea)"

Uma das primeiras músicas que a Julia ajudou a escrever foi "Fire Starter" que entrou para o DEMI, mas não chegou a ser single. Com a boa experiência, houve mais uma parceria, dessa vez "Kingdom Come" que tem participação da rapper Iggy Azalea, e que foi apontada como um dos melhores momentos do álbum.

3. Fifth Harmony - Miss Movin' On

O primeiro single oficial das meninas do 5H foi "Miss Movin' On", após terem terminado o X-Factor em terceiro lugar. Foi um divisor de águas, já que alcançou mais de 15 milhões de views, feito nunca feito anteriormente por um participante da versão americana. A música entrou na Billboard Hot 100 e chegou a conseguir o certificado de Ouro (500,000 cópias comercializadas).

4. Selena Gomez - "Slow Down", "Good For You", "Sober" e "Hands to Myself"

Primeiramente trabalhando para o primeiro álbum solo da Selena Gomez, Julia mandou duas músicas para ela "Undercover" e "Slow Down" - ambas entraram para o álbum, porém, Selena escolheu a segunda como segundo single do seu álbum. A música foi um sucesso nos Estados Unidos, México e Venezuela, além de Canadá e França. Vendeu mais de 1 milhão de cópias e se tornou um dos destaques do álbum. Anos depois, Selena trabalhou novamente com Julia e Justin, e dessa vez, Julia trabalhou em 8 músicas do álbum "Revival", entre elas os singles: "Good For You" e "Hands to Myself", e outras como "Me & the Rhythm" e "Sober".
5. Scott Stapp - Break Out

Scott é o vocalista da banda de rock Creep, que além de ter vendido milhões de álbuns, já ganhou um Grammy por melhor música de rock. Scott, em carreira solo lançou dois álbuns, e o último, tem "Break Out" que foi escrita em parceria com a Julia. A música chegou a ser single, mas não obteve nenhum desempenho nas paradas.

6. Cash Cash - Surrender

Cash Cash é uma banda de música eletrônica, que, em parceria com Julia, escreveu e lançou o single "Surrender", que é para entrar no próximo álbum deles, e que tem os vocais da Júlia, porém sem créditos.

7. Nicole Scherzinger - Run

(Já foi falado no post do Justin, que pode ser conferido aqui)

8. Hailee Steinfield - Love Yourself

(Já foi falado no post do Justin, que pode ser conferido aqui)

9. Jason Derulo - Trade Hearts (feat. Julia Michaels)

A parceria com Jason Derulo foi incluída do seu último álbum, e - pelo menos dessa vez - a Julia aparece como participação. A música não foi lançada como single, mas o álbum foi #4 na Billboard 200 e top 20 no UK.

10. Justin Bieber - Sorry

(Já foi falado no post do Justin, que pode ser conferido aqui)

11. Kelly Clarkson - War Paint

"War Paint" foi escrita pela Julia e mais dois compositores, e entrou para o álbum "Piece by Piece" da Kelly Clarkson, que foi "relançado" após o sucesso da apresentação do seu single no American Idol.

12. Little Mix - Love Me or Leave Me

Minha música preferida do álbum das meninas do Little Mix! Tinha que ser da Julia... Só uma escorpiana para escrever algo assim. A música é quase visceral de tão linda, e foi incluída no álbum "Get Weird" lançado no final do ano passado, e que tem trazido ótimos resultados para as meninas.

13. Nick Jonas - "Area Code" & "Close (feat. Tove Lo)"

Nick trabalhou com Julia no relançamento do seu primeiro álbum solo, na música "Area Code". Primeira música que a Julia se envolveu, que eu achei ruim... Enfim. Para compensar isso, Julia ajudou a escrever o mais novo single do Nick com a Tove Lo chamado "Close", além de ter escrito outra (s) músicas para o próximo álbum do cantor.

14. Rita Ora - Poison

A música "Poison" da Rita serviria como segundo single do próximo álbum da cantora, que está com diversos problemas com sua gravadora, o que fez com que o álbum acabasse nunca saindo. "Poison" foi #3 no UK, e recebeu certificado de Prata (200,000 cópias vendidas), além de entrar para o chart da Irlanda e Austrália (Ouro com 35,000 cópias).


15. Zedd - "Daisy", "Paper Cut" & "Straight Into The Fire"

A parceria entre Zedd e Julia deu bons resultados: "Daisy" e "Straight Into the Fire" foram compostas por ela e outros, e contém os vocais da bonita, que não foi creditada, mais uma vez. Já "Papercut" com participação do Troye Sivan, foi composta por ela, entrou para os charts Australianos (#93), porém não contém os vocais dela.

16. Gwen Stefani - "Asking For It (feat. Fetty Wap)" & "Getting Warmer"

Como Julia e Justin trabalharam no álbum inteiro da Gwen, não tem condições de falar muito, mas eu adorei o álbum, acho que foi uma parceria intensa e super bem aproveitada entre eles e a Gwen. Atualmente as que mais gosto são "Asking For It" e "Getting Warmer", por motivos de: uma é bem dançante e legal, e a outra é bem bad/amorzinho.

(Foto: Divulgação/ Cosmopolitan)

BEM, agora vocês já conhecem um pouco do trabalho da Julia e do Justin, e percebem o por que dos dois estarem entre os compositores mais bem sucedidos e cogitados atualmente! Espero que tenham gostado <3

Fonte de apoio: Cosmopolitan


Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.