O dia 8 de março vai muito além do dia da mulher. É o dia que representa a luta feminina pelos seus direitos, luta diária e cotidiana para alcançar um lugar mais justo na sociedade, longe de todas as injustiças e preconceitos. Para uma mulher estar apta a lutar é preciso estar bem consigo mesma e ciente de todos os nossos direitos, emponderadas. E o emponderamento pode vir de diversas formas possíveis, livros, palestras, artigos, novelas, uma conversa com uma amiga, e através da música!
Algumas musicas passam mensagens tão importantes que merecem ser ouvidas com mais calma e absorvidas, fazendo com que a gente reflita sobre inúmeras situações do nosso dia a dia, como a violência doméstica, os padrões de beleza impostos pela sociedade, o machismo, entre outros.
Trago aqui uma lista para apresentar algumas músicas com letras bem fortes e bonitas, para nos lembrar da força feminina, nos dar orgulho de ser mulher e garra para continuar essa nossa jornada rumo á um mundo mais igualitário.
Pagu - Rita Lee e Zelia Duncan
A primeira música dessa playlist é uma das minhas favoritas da vida, muito conhecida por ser declarada hino feminista, Pagu música de Rita Lee e Zelia Duncan, traz muito além de frases emponderadas sobre as mulheres, traz também a citação da história de Pagu, Patricia Galvão, que foi uma escritora e militante que era muito conhecida por sua conduta fora do comum para os anos 30, Pagu fumava, usava roupas transparentes, falava palavrão e se envolvia com politica, e acabou inspiração para a música. Música tal que fala sobre os estereótipos femininos e sobre a força da mulher.Maria de Vila Matilde - Elza Soares
Essa música é uma das que mais me toca, cantada por Elza Soares, mulher que traz consigo uma história de superação e força, a canção fala sobre a violência doméstica e incentiva a denúncia dos agressores, através da letra forte em que Elza deixa bem claro que "Você vai se arrepender de levantar a mão pra mim" a cantora passa o recado sobre a capacidade feminina de acabar com a violência contra a mulher, deixando quem escuta com uma sensação de "somos capaz" após o fim da música.
Desconstruindo Amélia - Pitty
O titulo já é auto explicativo, Pitty em sua música desconstrói a ideia da mulher "Amélia", que não tem vaidades, não se cuida, tem como única função de vida cuidar da casa e do marido, na letra ela acaba incentivando as mulheres a serem o que elas quiserem, fazerem o que elas desejarem e sair da bolha do "esperado pela sociedade", e além da letra magnifica a música ainda traz um ritmo que ficará grudado na sua cabeça por um bom tempo.
Respeita - Ana Cañas
Respeita é uma daquelas músicas que exatamente todos precisam escutar no minimo uma vez na vida, fala de abuso, de liberdade feminina e como diz o próprio titulo, sobre respeito. Com um clipe extremamente lindo que conta com a participação de várias mulheres, atrizes, cantoras e até a Maria da Penha, a música é de arrepiar do começo ao fim. Dá uma olhada em um pedacinho da letra:
"Desrespeitada
Ignorada
Assediada
Explorada
Mutilada
Destratada
Reprimida
Explorada
Mas a luz
Não se apaga
Digo o que sinto
Ninguém me cala"
Feminina - Joyce
E para terminar essa playlist uma música extremamente gostosa de se ouvir, Feminina traz as indagações de Joyce sobre o que é ser "feminina" e suas considerações finais não poderiam ser mais lindas, é uma bela música para nos lembrar a beleza de ser mulher, e nos deixar cheias de orgulho pela nossa "feminilidade". Após ouvir essa música eu passei um bom tempo perguntando a mim mesma o que era ser feminina, e a única coisa que pude pensar foi que ser feminina é ser forte como só uma mulher é capaz de ser.
Não gosto muito da ideia de desejar "Feliz dia da mulher", mas deixo essas músicas como meu "presente", espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.