Por Trás da Música: composições de Claude Kelly



Dando continuidade ao que me produz a fazer - falar um pouco dos compositores e produtores que estão por trás dos grandes sucessos - chegamos então ao HITMAKER Claude Kelly.


Claude nasceu em 28 de dezembro de 1980 em New York e é um cantor e compositor americano. Esse carinha já escreveu tantas músicas que fica difícil até encontrar todas elas - no Spotify mesmo, não tinham todas KKKKKK. A veia artística foi descoberta cedo e ele começou a tocar piano aos dois anos de idade, chegando a dominar a flauta lá pelo ensino médio - ele deve ter achado pouco "só" o piano, né? E claro que ele iria cursar a renomada "Berklee College of Music", uma das melhores escolas de música dos Estados Unidos e maior faculdade independente de música do MUNDO.

Quando se graduou, ele voltou para Manhattan e foi lá que começou sua carreira tão bem sucedida. As portas começaram a se abrir para ele quando teve sua música "Daddy's Little Girl", uma das primeiras que escreveu para outro artista, entrando no álbum de Frankie J, em 2006. Mesmo a música não tendo feito sucesso, foi como uma confirmação que ele estava no "caminho certo", sendo o mesmo. Além disso, seu trabalho com Frankie J chamou atenção de ninguém menos que Akon, que o convidou para escrever com ele, o que resultou em uma parceria de longa data!


Tal encontro musical rendeu as músicas: "Forgive Me" da Leona Lewis, "We Don't Care" do próprio Akon, "I Got You" e "Like I Never Left" da Whitney Houston, além de "Who Dat Girl" que o Claude ajudou a escrever, e tem os vocais do Akon. Todas essas músicas e muitas outras fizeram com que, em 2014, todas as composições lançadas do Claude chegassem a vender mais de 25 milhões de cópias mundialmente, o que não é para qualquer um! Além disso, ele já foi nomeado ao Grammy por "Melhor Música R&B do Ano" e "Música do Ano", por suas composições.

Vou falar sobre algumas dessas composições, só para gente saber junto e fiz uma playlist com várias músicas que tem o Claude Kelly dentre os compositores, para você ir curtir enquanto lê. É só dar um play o/



1. Britney Spears - Circus (2008)

A música que trata sobre a visão do público sobre a vida da Britney foi tão bem recebida por ela que se tornou o nome e tema do álbum e da tour. Em matéria de sucesso, ela foi muito bem: se tornou a segunda música mais bem sucedida da Britney na era digital, vendendo 3.1 milhões de cópias, além de entrar no top 10 da Austrália, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia, além de top 20 em diversos outros países da Europa. Foi o primeiro SUPER sucesso do Claude.


2. Kelly Clarkson - My life Would Suck Without You (2009)

Esse single - que não vou ficar repetindo esse nome enorme - foi um divisor de águas, tanto para Claude, quanto para a Kelly. Chegou até a bater um recorde por ter sido lançada na posição 97 e "pulou" para o primeiro lugar na semana seguinte, sendo o maior pulo de posições da Billboard, até hoje. Além disso, se tornou um enorme sucesso mundial, alcançando o #1 no Canadá, Hungria e Inglaterra, além do top 5 na Irlanda, Austrália, Suécia, Holanda e outros países europeus. Outro recorde que a canção trouxe para Kelly foi de única "American Idol" a ter um primeiro lugar na terra da Rainha.

3. Miley Cyrus - Party In The U.S.A.

Um dos singles de maior sucesso da Miley - o primeiro com o nome MILEY mesmo, até então ela era mais reconhecida como Hannah Montana. A música foi a primeira parceria do Claude com a Jessie J, com quem chegou a trabalhar nos próximos álbuns, nos anos seguintes. A música seria para a Jessie J, mas acharam que não tinha haver com ela, por conta da idade e afins, e foi passada para a Miley. Comercialmente falando, foi um sucesso garantido: #2 nos Estados Unidos (+ 5 milhões e meio de cópias), #4 no Japão (Ouro), #11 na Inglaterra (Prata), #6 Austrália (2x Platina), #3 Nova Zelândia (Platina) e #3 no Canadá (4x Platina). Além da música ter voltado a fazer sucesso em 2011, após a morte de Osama Bin Laden, por ter virado um "hino" de alegria dos americanos.


4. Jason Derulo - In My Head

Segundo single do Jason, "In My Head" teve até um remix mais R&B com participação da Nicki Minaj e outros diversos remixes. A música foi escrita pelo Claude com o Jason, e se tornou o segundo grande sucesso dele, atingindo mais de 2 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. e colecionou certificados pelo mundo: Ouro (Alemanha, Dinamarca, Austria e Inglaterra), Platina (Nova Zelândia), 2x Platina (Estados Unidos e Canadá), 7x Platina (Austrália).

5. Adam Lambert - For Your Entertainment

O primeiro single do Adam depois de sair do American Idol, sem ter ganhado, foi "For Your Entertainment", escrito pelo Claude Kelly e Dr. Luke - muitas as músicas do Claude tem parceria com ele. A música teve criticas positivas, em sua maioria, já que na minoria, teve gente incomodada com a exposição da sexualidade do Adam. Comercialmente falando, a música foi mediana: só chegou ao #61 nos Estados Unidos, mas se tornou um sucesso no Japão (#34 música mais ouvida do ano), além de conseguir certificado de OURO na Austrália e Nova Zelândia e Platina no Canadá.


6. Michael Jackson - Hold My Hand (feat. Akon)

O Michael já tinha falecido quando resolveram lançar essa música, então, foi seu primeiro single póstumo, e mesmo tendo alcançado o top 40 nos Estados Unidos, a música não vendeu muito, nem mesmo em outros países, obtendo certificado de Ouro apenas na Itália e Espanha. MAS TAMBÉM... ninguém merece single póstumo.

7. Kesha - Take it Off

Outra produção e composição do Dr. Luke com o Claude Kelly, para o álbum de estréia da Kesha, chamado "Animal". Como quarto e último single do álbum, a música se saiu MUITO bem... Chegou ao top 10 dos Estados Unidos, fazendo com que Kesha entrasse para o seleto grupo de artistas que conseguiram quatro singles no top 10 americano do seu álbum de estréia. Com um clipe bem colorido, e trazendo Kesha muito mais bonita do que já esteve anteriormente, a música hitou mesmo - e é uma das minhas preferidas dela. Certificados: Prata (Inglaterra), Ouro (Nova Zelândia e Suécia), Platina (Estados Unidos) e 2X Platina (Austrália).

8. Bruno Mars - Grenade


A música foi escrita pelos The Smeezingtons - que é um time de compositores que o Bruno faz parte - e com ajuda do Claude Kelly e outros dois compositores, e pense na mistura positiva! O hit foi essa música aqui, que chegou em #1 em 15 países, e foi o terceiro single do Bruno a alcançar o #1 nos Estados Unidos ("Nothin' On You", do B.o.B com participação dele e "Just The Way You Are" foram os dois primeiros). Mundialmente, se tornou a segunda música mais vendida de 2011, com mais de 10 milhões de cópias! MINHA GENTE... Que poder. Só nos Estados Unidos foram mais de 6 milhões, além de ter vendido quase 1 milhão de cópias na Inglaterra, e ter ido tão bom quanto, em outras partes do mundo.


9. Jessie J - Price Tag (feat. B.o.B)

Outra música em parceria entre Dr. Luke, Claude Kelly e Jessie J, dessa vez foi para a própria Jessie, e se tornou o segundo single dela na Inglaterra e o primeiro nos Estados Unidos, tornando-se um hit mundial, chegando ao topo dos charts de 19 países! A música vendeu mais de 1 milhão de cópias tanto nos Estados Unidos, quanto na Inglaterra, além de ser 6x Platina na Austrália. Quer mais? Não precisa né?

10. Karmin - Brokenhearted

Um monte de gente foi responsável pelo primeiro single do Karmin, composto pela Amy e Nick, e entre eles estava o Claude Kelly. A música foi a responsável por colocar o Karmin no rumo da fama... Eles chegaram ao top 20 dos Estados Unidos, vendendo mais de 1 milhão de cópias por lá, além de chegar ao top 10 da Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Uma pena que eles nunca mais tenham alcançado tanto sucesso.

11. Olly Murs - Troublemaker (feat. Flo Rida)

O primeiro single do terceiro álbum do Olly foi o responsável por levar a música do garoto britânico para os Estados Unidos! Claude Kelly tem uma parceria de longa data com o Olly também, tendo trabalhado em todos os álbuns do cantor. A música se tornou a quarta do Olly a ser #1 na Inglaterra, mas a primeira a passar mais de 1 semana no topo. Até hoje é o single mais vendido de toda a carreira do Olly Murs. Nos Estados Unidos, alcançou a posição 25, vendendo mais de 1 milhão de cópias, e foi certificado de 3x Platina na Austrália, e um sucesso nos outros países.



Assim, pudemos conhecer um pouco dos maiores hits da carreira do Claude Kelly, que mesmo sendo tão talentoso nas composições e gravando demos, nunca chegou a se lançar como artista solo, cantando suas próprias composições. Do final de 2014 pra cá, o Claude não há registros de músicas compostas por ele para artistas grandes. As últimas informações sobre ele foram que voltou a trabalhar em músicas para o novo álbum do Olly Murs! Então, podemos aguardar novos hits o/

Espero que estejam gostando e devo escrever mais alguns desses, se possível! Tem muita gente boa escrevendo para os artistas famosos, e passando despercebidos...
Enfim <3
Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.