E para finalizar, conheça mais alguns atores e diretores brasileiros que também trabalharam/trabalham no exterior, mais precisamente na terra do cinema. Alguns nomes conhecidos, outros nem tanto. Confira aqui em baixo:
Carlos Saldanha
Saldanha e os personagens de Rio |
É diretor cinematográfico, produtor, animador e dublador carioca. Trabalhou na animação de curta-metragem Bunny (1998), de Chris Wedge, que venceu o Oscar de Melhor Curta-de-Animação de 1999. Foi o co-diretor de A Era do Gelo (2002), indicado ao Oscar de Melhor Animação, e Robôs (2005), e o diretor de A Aventura Perdida de Scrat (2003), A Era do Gelo 2 (2006), A Era do Gelo 3 (2009), Rio (2011), que recebeu uma indicação ao Oscar 2012 na categoria Melhor Canção Original, com "Real in Rio", cantada por Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, e Rio 2 (2014). Dirigiu o segmento "Pas de Deux" do filme Rio, Eu Te Amo (2014), com Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer no elenco, e foi o primeiro filme em live-action dirigido pelo animador.
Sua próxima produção é a animação The Story of Ferdinand, baseada no livro infantil O Touro Ferdinando, de Munro Leaf. O filme vai contar a história de um touro robusto e forte, porém bastante sensível, que prefere ficar no campo cheirando flores e apreciando a paisagem. Mas para seu desespero, acaba sendo escolhido para uma tourada. Previsão de estreia para Julho de 2017.
Walter Salles
Walter Salles exibe prêmio que recebeu pela sua carreira no Festival de Cinema de Roma |
Diretor e produtor carioca, conhecido principalmente pela direção do filme Central do Brasil (1998), que teve duas indicações ao Óscar, de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro e venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, além de diversos outros prêmios. Dirigiu Abril Despedaçado (2001), outro que também teve indicação ao Globo de Ouro, e tem Rodrigo Santoro como protagonista. Seu primeiro sucesso internacional foi Diários de Motocicleta (2004), com Gael Garcia Bernal interpretando Ernesto Guevara, que mais tarde ficou conhecido como Che Guevara. Seu primeiro filme em Hollywood foi Água Negra (2005), uma adaptação do filme japonês Honogurai mizu no soko kara de 2002, protagonizado por Jennifer Connelly. Em 2006 dirigiu um dos seguimentos do filme Paris, Eu te amo, e em 2012, dirigiu um roteiro de José Rivera, adaptação do livro de Jack Kerouac, Na Estrada, com produção de Francis Ford Coppola e um elenco composto por Garrett Hedlund, Sam Riley, Kristen Stewart, Amy Adams, Tom Sturridge, Danny Morgan, Alice Braga, Elisabeth Moss, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen.
José Padilha
Padilha segurando seu Urso de Ouro |
Cineasta, roteirista, documentarista e produtor cinematográfico carioca. Seu primeiro longa foi Ônibus 174 (2002), mas foi por Tropa de Elite (2007) que ele ficou mais conhecido e por esse filme ganhou o Urso de Ouro, em Berlim. Em 2010, dirigiu, roteirizou e produziu a sequência de Tropa de Elite, intitulada Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro. Seu primeiro trabalho em Hollywood foi dirigindo o remake do filme RoboCop (2014), com Gary Oldman, Michael Keaton e Samuel L. Jackson no elenco. Também dirigiu um dos segmentos do filme Rio, Eu Te Amo. Dirigiu os episódios, The Sword of Simón Bolivar e Descenso, da série Narcos da Netflix, estrelada por Wagner Moura.
Padilha está trabalhando numa produção britânica chamada Entebbe, não há muitos detalhes até então, apenas que o filme vai retratar os fatos ocorridos em 1976, quando quatro sequestradores - dois palestinos e dois alemães - assumiram controle de um avião e o desviaram para Entebbe, Uganda, exigindo a libertação de dúzias de prisioneiros ligados à causa palestina, e que tem Daniel Brühl, Rosamund Pike e Vincent Cassel no elenco. A previsão de estreia é para 2017.
Wagner Moura
Cena da série Narcos |
Wagner é um dos atores mais queridos do país, senão o mais querido. O baiano estreou no cinema no longa Sabor da Paixão (2000), estrelado por Penélope Cruz e Murilo Benício. Daí em diante apareceu em Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles; As Três Marias (2002), de Aluizio Abranches; Deus é Brasileiro (2003), de Cacá Diegues; Carandiru (2003), de Hector Babenco; O Homem do Ano (2003), de José Henrique Fonseca; O Caminho das Nuvens (2003), de Vicente Amorim; Nina (2004), de Heitor Dhalia; O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca; Cidade Baixa (2005), de Sérgio Machado; Saneamento Básico, O Filme (2007), de Jorge Furtado. Mas foi em Tropa de Elite (2007), de José Padilha, que tornou-se popular nos quatro cantos do país, reconhecido imensamente por público e crítica como um dos grandes nomes da sua geração de atores. Fez mais alguns filmes nacionais, novelas e telesséries, inclusive a sequência do filme Tropa de Elite em 2010, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro.
Sua estreia em Hollywood foi no Sci-Fi Elysium (2013), atuando com Matt Damon, Judie Foster e Alice Braga. Em 2014 protagonizou o drama teuto-brasileiro Praia do Futuro, ao lado do ator alemão Clemens Schick e do brasileiro Jesuíta Barbosa. Ainda no mesmo ano apareceu nos filmes Rio, Eu Te Amo e Trash - A esperança vem do lixo, atuando com Rooney Mara, Martin Sheen e Selton Melo. É o protagonista da série Narcos da Netflix e por isso teve que recusar o convite de atuar no remake de Sete Homens e um Destino.
Fernanda Andrade
Ela, assim como Morena Baccarin, foi ainda criança para os EUA e por isso é praticamente desconhecida pelo público brasileiro. Fernanda nasceu em São José dos Campos e começou sua carreira de atriz na adolescência, seu primeiro trabalho foi no filme da HBO For Love or Country (2000), ao lado de Andy Garcia. Contracenou com Paul Wesley e Bryan Cranston na minissérie Fallen (2006) do canal ABC Family. Fez participações nas séries CSI: Miami, Dicas de um sedutor, CSI: NY, Law & Order: Los Angeles, Sons of Anarchy, The Mentalist, Scorpion, entre outras. E em 2012 protagonizou o terror A Filha do Mal. Esse ano apareceu nas séries Rozzoli & Isles e Um Drink no Inferno, no spin-off para TV da série Agentes da S.H.I.E.L.D, Marvel's Most Wanted, e está no filme The Beautiful Ones, que tem também Eric Roberts no elenco.
Outros artistas:
Não querendo desmerecer os artistas que falarei aqui, é que eles fizeram pouca coisa lá fora, por isso os coloquei juntos. São eles:
Marcio Garcia - Pra quem não sabia, ele também é diretor. O primeiro filme que dirigiu foi uma produção americana e brasileira, Amor Por Acaso (2010), que tem Juliana Paes e Dean Cain como protagonistas. Dirigiu o filme Angie (2013), protagonizado pela atriz Camilla Belle (que tem descendência brasileira) e conta ainda com Andy Garcia e Juliette Lewis no elenco. Está envolvido na produção da série Rio Heats, com Thaila Ayala, Victor Webster e Harvey Keitel, uma produção brasileira e canadense.
Afonso Poyart - Seu primeiro filme foi 2 Coelhos (2012), no qual foi diretor, escrito e produtor. Estreou em Hollywood na direção do filme Presságios de Um Crime (2015), com Anthony Hopkings, Jeffrey Dean Morgan e Colin Farrell. Esse ano lançou o filme Mais Forte que o Mundo, no qual, novamente, dirigiu, roteirizou e produziu.
Heitor Dhalia - Estreou em Hollywood em 2012, com o longa-metragem Gone (12 Horas no Brasil), estrelado pela atriz Amanda Seyfried.
Heitor Dhalia - Estreou em Hollywood em 2012, com o longa-metragem Gone (12 Horas no Brasil), estrelado pela atriz Amanda Seyfried.
Fernando Coimbra - Foi cotado para dirigir o longa britânico Sand Castle, produção estrelada por Henry Cavill e Nicholas Hoult. O filme estreia em 2017, ainda sem data definida. Diretor aclamado por O Lobo Atrás da Porta (2013).
Thaila Ayala - Ela vem investindo na carreira internacional. Tem, pelo menos, três filmes americanos para estrear em 2017. Zeroville, com direção de James Franco e no elenco seu irmão Dave Franco, Megan Fox, Seth Rogen e Will Ferrel; Pica Pau, onde será uma das protagonistas; e Sex.Sound.Silence, sem informações até o momento. Ela também estará no longa brasileiro, Talvez Uma História De Amor, com Matheus Solano, Bianca Comparato, Nathalia Dill, entre outros. Ela também está envolvida com a série Rio Heats, que não tem previsão de quando passará no Brasil.Imagens: Reprodução
Fonte: Wikipedia | IMDB
Essa Fernanda eu nem conhecia mesmo. Agora tô chocada com a Thayla ter conseguido fazer coisa fora, pq aqui no Brasil ela já não fazia muita coisa boa rsrs
ResponderExcluirEu li em algum lugar que ela tá estudando atuação em NY.
Excluir