''A Qualquer Custo''

Foto: Divulgação  | +Lionsgate Movies


Se em Sentidos do Amor (2011), o diretor pouco conhecido David Mackenzie transformou o seu longa em algo sinestésico com um tema relacionado a questões existenciais. Em seu primeiro western-movie moderno em parceria com o roteirista Taylor Sheridan do excelente Sicario - Terra de Ninguém (2015), criam para as telonas um enredo espetacular, em uma espécie de Onde os Fracos Não tem Vez (2007) no qual os verdadeiros vilões da história estão acima das entre linhas. 


CONHEÇA OUTROS FILMES INDICADOS A MELHOR FILME NO OSCAR 2017: 

Na trama, acompanhamos os irmãos Howard, Toby Howard (Chris Pinee Tanner Howard (Ben Foster) que iniciaram um trabalho arriscado de assaltar bancos locais no Oeste do Texas, num itinerário bem planejado.  A cada contagem de notas e trocas de carros a cada roubo, os irmãos vão manifestado as suas motivações pelo crime. Tanner demonstra-se o mais seguro e o mais determinado as ações. Entretanto Toby, vê nos assaltos a sua única opção de cumprir seu papel de pai e não quer ver a herança da família cair nas mãos dos bancos. Perante aos acontecimentos de cada assalto, começamos a criar simpatia pelos protagonistas, mas no final (com algumas surpresas no roteiro), somos deparados com não compensação do crime.


No outro lado da ação, conhecemos Marcus Hamilton (Jeff Bridges), um delegado (quase xerife) experiente, sarcástico e preconceituoso, principalmente quando se trata com as brincadeiras sobre a ascendência do seu parceiro policial Alberto Parker (Gil Birmingham), que investigam o paradeiro dos irmãos Howard, procurando pistas nos bancos assaltados e esperando os próximos passos da dupla, para enfim captura-los. 

Hell or High Water (A Qualquer Custo) é um filme que vai muito além de ser um neo-western localizado no Texas, e sim um relevante filme crítico social, retratando um Texas em crise já que as empresas de petróleo e de gás já não empregam mais como antes e os habitantes precisam lidar com incêndios provocados pela seca que desvalorizam as propriedades e dizimam parte da criação, além de dívidas hipotecárias e bancárias que estrangulam suas finanças. 

E é bem mais que um cenário sufocante e desolador resumido melancolicamente por uma pichação vista na parede de um banco logo no começo do filme: “Três guerras no Iraque e não podem renegociar nossas dívidas.” Esse colapso social também pode ser ilustrado pelos irmãos Toby e Tanner Howard que, após a morte da matriarca e com uma fazenda para cuidar, decidem praticar pequenos assaltos a banco como uma forma de sobrevida. O longa tem uma fotografia excelente com enquadramentos abertos mostrando o mais belo vale Texano e dando espaçamento para o céu e sua música é uma seleção perfeita do country regional que esquentam cada vez mais os diálogos entres seus personagens. 



Direção: David Mackenzie
Roteiro: Taylor Sheridan
Elenco: Jeff Bridges Chris Pine Ben Foster Gil Birmingham
Música: Nick Cave e Warren Ellis
Distribuição: Estados Unidos CBS Films| Brasil  Lionsgate
Minha Avaliação: 4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.| 5,0 | Excelente.
Victor Luís | @_victo
Victor Luís | @_victo

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.