A criança dentro de mim não deixa
de gostar dos filmes da Disney-Pixar, sempre que há rumores de uma nova
produção em andamento, já fico toda animada esperando pra saber o que vem por
aí. Junto com o crescimento e o amadurecimento do meu interesse por cinema,
comecei a me apegar a outro elemento superimportante das animações desses
estúdios: os curtas.
Sempre que vou ao cinema assistir
um dos filmes da Disney-Pixar me preocupo em não me atrasar para não perder o
curta de abertura do longa. Essa tradição começou há muito tempo, lá na década
de 1990 com Toy Story, primeiro longa-metragem da Pixar (que desde 2006 pertence a
Disney). E tenho que dizer, eles estão cada vez melhores!
Portanto, resolvi apresentar a
vocês uma seleção com meus 5 curtas favoritos dos estúdios Disney-Pixar e não fugindo do nosso especial Oscar - 2017, um dos indicados a melhor curta de animação está entre eles.
. |
1. O Guarda-Chuva Azul
Divulgação Disney-Pixar |
Primeiro da lista e não é atoa, esse curta é lindo demais! O Guarda-Chuva Azul (The Blue Umbrella), foi apresentado em 2013 como abertura de Universidade Monstros.
O curta conta, como o título sugere, conta a história de um guarda-chuva azul que em um dia de chuva, num mar de guarda-chuvas pretos se apaixona a primeira vista por um guarda-chuva vermelho, porém, tão rápido quanto eles de encontram se desencontram, seus "donos" se afastam rapidamente,
A partir daí acompanhamos a luta desesperada do Guarda-Chuva Azul para se reencontrar com a Guarda-Chuva Vermelha em meio a multidão de pessoas e carros, contando com a ajuda providencial de outros objetos animados. Tudo isso com uma trilha sonora super fofa, que se encaixa perfeitamente à história.
Divulgação Disney-Pixar |
2. La Luna
Curta-metragem de 2012, apresentado antes de Valente, La Luna joga uma escada na terra e leva um neto, um pai e um avô à Lua.
Nessa fábula encantadora, um garotinho vai acompanhar seu pai e seu avô pela primeira vez ao trabalho dos dois, uma tradição de família. Juntos os três viajam num barquinho de madeira rumo ao horizonte, eles param e esperam uma grande surpresa para o menino quando ele finalmente descobre o trabalho que acompanha a família por gerações e que, um dia, será dele (ou não).
As mesmas estrelas que compõem o cenário da história vieram iluminar os meus olhos durante a exibição desse curta maravilhoso.
Esse está entre as mais recentes produções da Disney-Pixar, lançado em 2016, Piper fez a abertura para Procurando Dory e está entre os indicados ao Oscar 2017 de melhor filme de animação.
Piper é um passarinho que vive na beira do mar e se aventura a sair sozinho do ninho pela primeira vez em busca de comida. Incentivado por sua mãe, o pequeno pássaro parte para bicar a areia para caçar pequenos moluscos enquanto as ondas recuam, porém ele não sai a tempo das ondas voltarem e toma um belo caldo.
Aterrorizado pela água, ela se recusa a deixar o ninho, mas logo percebe um grupo de caranguejos eremita escavando na areia para encontrar um alimento mais profundo e evitar ser golpeado pela maré. Ao copiar seu comportamento, ela começa a ver a beleza do mundo subaquático e se torna hábil em descobrir comida para todo o bando.
Esse enredo é um amorzinho, fala de coragem, determinação e amizade! Além da qualidade da animação, que está incrível! Não me surpreenderei se levar a estatueta desse ano.
4. O Avião de Papel (Paperman)
Ganhador do Oscar de melhor curta de animação em 2012, esse é uma exceção na lista, porque é uma produção da Walt Disney Animation Studios (sem a Pixar).
Usando um estilo preto e branco minimalista, o curta segue a história de um jovem que vive solitário em meio a multidão de New York, cujo destino toma um rumo inesperado após um encontro casual com uma bela mulher no seu trabalho.
Convencido de que a garota dos seus sonhos foi embora para sempre, ele ganha uma segunda chance quando a vê em uma janela de arranha-céu do outro lado da avenida onde fica seu escritório. Com apenas o seu coração, imaginação e uma pilha de papéis para obter a sua atenção, parece que seus esforços não serão páreo para o que o destino tem reservado para ele.
5. Trabalho Interno
Esse é a obra mais recente dos estúdios Disney-Pixar, lançado no final de 2016 como abertura ao filme Moana (que também é uma maravilha, diga-se de passagem).
Com direção do brasileiro Leo Matsuda, Trabalho Interno (Inner Workings) mostra a vida de Paul, mais precisamente do seu corpo (órgãos, músculos...), na sua vida de trabalhador comum na Califórnia na década de 1980, acordando para enfrentar mais um dia de trabalho dele e de seus "trabalhadores internos" (coração, cérebro, pulmões...).
Durante todo o dia vemos os impasses entre o que o coração deseja e o que o cérebro precisa, aquela eterna briga entre razão e emoção, com a razão, no caso o cérebro, ganhando sempre. Até que o Cérebrp toma conhecimento da rotina sombria da vida de Paul e percebe que este ciclo acabará por levar à sua morte como um homem triste, miserável, solitário.
O curta passa uma mensagem importante de Carpe Diem e de como é importante ter um equilíbrio interior entre o que queremos e o que precisamos, dar espaço ao cérebro e ao coração.
Esse é um componente extraoficial da nossa lista, Destino foi indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 2003, mas infelizmente não levou a estatueta.
A criação de Destino foi iniciada em 1945, numa colaboração entre Walt Disney e Salvador Dalí (já dá pra sentir a maravilha visual que esse filme é né?), sendo finalizada e apresentada ao público apenas 58 anos depois, em 2003.
Destino conta a história de Chromos, a personificação do tempo, e seu amor por uma mulher mortal, Dahlia. Sem falas, a trilha sonora preenche todos os espaços perfeitamente, enquanto Dahlia passeia e dança por um cenário inspirado nas pinturas surrealistas de Dalí, num misto de emoções que vai da melancolia suave a mais pura alegria (é uma coisa linda de se ver! <3).
Pra quem ficou curioso, esses curtas foram acrescentados a alguns outros e lançados em forma de DVD e estão a venda nas Americanas.com, Saraiva, Livraria Cultura, Submarino entre outras.
E você, tem algum curta de animação favorito? Fala aí nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.