O açúcar que você não vê: conheça os 5 industrializados campeões em açúcar

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2015) o consumo de açúcar não deve passar de 50g/dia, isso dá um TOTAL de 10 colheres de chá de açúcar/dia. Com o passar dos anos, ultrapassamos cada vez mais essa recomendação, uma vez que com o elevado consumo de industrializados no nosso dia-a-dia, consumimos também os açúcares ocultos presentes nesses produtos alimentícios.
O açúcar total consumido diariamente é composto pelo açúcar que utilizamos para preparar as refeições e pelos açúcares adicionados nos alimentos pela indústria: refrigerantes e bebidas prontas para consumo, mel, xaropes e toda a infinidade de opções industrializadas que temos nas gôndolas de supermercado.

Os açúcares presentes naturalmente nas frutas, verduras, legumes e leite fresco não devem ser computados nesta contagem de 50g. O consumo destes alimentos in natura deve ser promovido e estimulado, para toda a população, de todas as idades. Os benefícios de se controlar a ingestão diária de açúcares para a saúde são diversos: controle do peso corporal, prevenção do sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol elevado, cáries e outras doenças associadas a má alimentação.

A seguir, preparei uma listinha de 5 produtos alimentícios muito consumidos pela população brasileira que possuem um elevado teor de açúcar em suas composições:


E ai, o que achou? Parece pouco, né? Mas vamos pensar num lanche da tarde rápido:

Em 1 copo de 200ml do suco de caixinha + 1 pacote de biscoito recheado (10 biscoitos) você já consumiria cerca de 75g de AÇÚCAR em uma UNICA REFEIÇÃO (já ultrapassando a recomendação diária de 50g/dia). Fazendo isso todos os dias, em 1 mês você estaria consumindo mais de 2kg de AÇÚCAR. Em 1 ano... 27,5kg de AÇÚCAR. 😨😨

E agora, parece pouco?

Pequenas mudanças fazem toda a diferença. Sempre que possível, dê preferencia aos alimentos in natura ao invés de industrializados, quando não, crie o hábito de consultar rótulos, lista de ingredientes e as tabelas nutricionais do produto alimentício que pretende comprar. 

Imagens: PixabayTem Açúcar, Foodiesfeed e Stokpic

Referências: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Beijos da nutri, 


Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.