A garota dinamarquesa (2015)

Foto: focusfeatures

Os leitores pedem e nós atendemos ;) A leitora Shayene Gonçalves pediu que eu falasse dos filmes A garota dinamarquesa e/ou Carol, mas não assisti Carol ainda, então fico devendo.

A garota dinamarquesa é uma cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. O filme foca no seu casamento com a pintora dinamarquesa Gerda (Alicia Vikander) e, sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos quando uma modelo falta na década de 20. Sua esposa aceita a cirurgia mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou e Hans Axgil (Matthias Schoenaerts), vem formar um triângulo amoroso.

Foto: focusfeatures

Eu amei o filme, é o tipo de história que me chama a atenção, por mais que ela não seja totalmente fiel, mas nós nunca sabemos quanto é verdade quando vemos um filme baseado em fatos. O filme é muito bom, eu mais que recomendo para quem não conhece ou já tem interesse, mas nunca chegou a tomar a decisão de assistir.

Os atores principais, Eddie Redmayne e Alicia Vikander, concorreram ao oscar desse ano. Ele na categoria de melhor ator (que já havia ganhado no ano passado pelo filme A teoria de tudo, onde interpretou o físico Stephen Hawking) mas não venceu, e ela na categoria de melhor atriz coadjuvante e acabou levando a estatueta. Quem assistiu o filme concorda que ela mereceu o prêmio, pois ela rouba totalmente a cena quando está em ação.




Adaptado do livro de grande sucesso do autor David Ebershoff, A Garota Dinamarquesa é uma ficção baseada na história do casal de pintoras. Na vida real, sua saga foi mais intensa. O filme recebeu críticas pela escolha de um homem Cisgénero para interpretar uma mulher transexual. Ele também foi criticado por ser escrito de maneira semelhante a feminização forçada erótica, obscurecendo a verdadeira história de uma figura transsexual histórica e por ser baseado num livro fictício que não conta a verdadeira história de Einar/Lili e Gerda Wegener.

Apesar de todas essas criticas, se esquecermos por um momento que a história é baseada em fatos, vamos desfrutar de um filme muito bom. Pode não mostrar exatamente o que aconteceu, mas ainda assim a história é interessante. Podemos ver o dilema em que vive o casal, os conflitos sociais, mentais e físicos que uma pessoa transgênera passa ou pode passar e a importância de sua aceitação. E pra você que tem preconceito, engula-o e contemple essa obra de arte.





Se já tiverem assistido diz nos comentários o que achou ;) E pra quem ainda não assistiu, espero que gostem da indicação! Bom domingo!


Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.