Cinema: Especial de Páscoa

Hoje comemora-se a Páscoa (oh, novidade haha) e eu resolvi fazer um especial que falasse de filmes relacionados ao tema. Tem filme pra todo mundo e todos os gostos.




Para começar, o que é a Páscoa e o que exatamente se comemora? 
"Páscoa ou Domingo da Ressurreição é um festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento". Pelo menos é o que dizem.

Então vamos falar do motivo principal dessa celebração. Quem nunca viu um filme sobre "o filho de Deus"? Especialmente nessa época é o que mais passa na TV e nos cinemas, inclusive estreou no dia 24/03 o filme O jovem Messias e o documentário Nos passos do mestre - Jesus segundo o espiritismo. Mas vamos falar de alguns filmes que já estrearam há mais tempo.


A paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson


Pra mim, um dos melhores filmes retratando a crucificação de Jesus. Muitas pessoas dizem que o filme é muito violento e doloroso, mas se realmente aconteceu da forma como sempre ouvimos, alguém acha que foi diferente ou mais suave que da forma como é retratada no filme? Eu acho que não.

O filme abrange principalmente as 12 horas finais da vida de Jesus, começando com a agonia no jardim de Getsêmani, a insônia e agravo da Virgem Maria, mas terminando com uma breve descrição de sua ressurreição.





A Vida e a Paixão de Jesus Cristo (1903), de Ferdinand Zecca e Lucien Nonguet


É um curta-metragem. Um dos mais importantes e pioneiros filmes sacros que retratam a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Foi considerado um dos filmes mais longos para sua época. Ele tem duração de 44 minutos.




A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese



O filme retrata a vida de Jesus Cristo e a sua luta contra várias formas de tentação, incluindo medo, dúvida, depressão, relutância e luxúria. Esse é um tanto quanto polêmico, vale ressaltar que ele não foi baseado na bíblia.






O Corpo (2000), de Jonas McCord


Durante uma expedição, uma arqueologista encontra um corpo crucificado, cujo exames apontam que ele é do primeiro século antes de Cristo. Ao saber do corpo, o Vaticano envia um padre (Antonio Banderas) que tem por missão investigar se o corpo encontrado seria de Jesus Cristo, que viveu exatamente nesta época. A ameaça de que as suspeitas estejam corretas desestabiliza a Igreja Católica, que pode ter sua credibilidade de séculos arruinada, já que como Cristo ressuscitou não pode haver um corpo seu na Terra.


O Filho de Deus (2014), de Christopher Spencer



Este filme conta a história de Jesus como uma grande aventura épica, seguindo de maneira fiel as passagens da Bíblia. O filho de Deus é a versão cinematográfica da série de sucesso do History Channel The Bible.







***

Com o passar do tempo, o coelho passou a fazer parte dessa comemoração. A tradição do coelho da Páscoa é recente. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova. 

Hop - Rebelde sem páscoa (2011), de Tim Hill


Hop conta a divertida história de Fred, um preguiçoso desempregado que acidentalmente atropela o Coelho da Páscoa e tem que abrigá-lo até que ele se recupere. Na medida em que Fred enfrenta o pior hóspede do mundo, ambos aprenderão o que é preciso para finalmente crescerem.

Bem bobinho, mais para crianças.



Uma cilada para Roger Rabbit (1988), de Robert Zemeckis


O detetive de carne e osso Eddie Valiant é contratado para descobrir o que está acontecendo com o coelho Roger Rabbit e sua mulher Jessica, suspeita de infidelidade. Quando Marvin Acme é encontrado morto, Roger é o principal suspeito do crime no mundo real. Para piorar a situação, um vilão quer acabar de uma vez por todas com Roger, Jessica e todos os desenhos animados.


Não é um coelho da páscoa, mas não importa. Assisti quando era criança e lembro que adorava!


Donnie Darko (2001), de Richard Kelly


Bem, esse realmente não tem nada a ver com Páscoa, apenas coelhos, na verdade um coelho, e nada fofinho. O filme é um pouquinho complexo, mas é muito bom, faz a gente ficar pensando nele por horas a fio.

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade na previsão do fim do planeta.



No dia 17/03 estreou no cinema Zootopia, que se baseia na aventura entre dois personagens: A raposa Nick Wilde e a coelha Judy Hopps. Judy é uma coelha que vivia no campo junto com seus pais Bonnie e Gil Hopps e seus 275 irmãos e irmãs. Porém ela não sentia feliz e resolveu migrar para a cidade grande em busca de realizar um sonho de infância: Tornar-se uma policial.
Ainda está no cinema, então aproveita porque é bem divertido.




***

E a parte pela qual, eu tenho certeza que, a grande maioria espera na Páscoa: chocolate. Vamos ver alguns filmes que nos fazem ficar com água na boca (não é o meu caso, porque acredite se quiser, não sou muito fã de chocolate).

Por que ovos e de chocolate?
O ovo é uma  tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono). Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época,  as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração.

Chocolate (2000), de Lasse Hallström


Por volta dos anos 1960, uma mãe solteira e sua filha mudam-se para uma pequena vila francesa, onde abrem uma loja de chocolate num domingo causando atrito com a igreja e preconceito dos habitantes, até conquistar a todos com o sabor de seus produtos.

A melhor indicação, se tratando de chocolate.


A fantastica fabrica de chocolate (1971), de Mel Stuart


Por mais que eu ame o Johnny Depp, eu não poderia indicar a versão estrelada por ele. Essa primeira versão, estrelada por Gene Wilder, é de longe a melhor.

Charlie Bucket é um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka, o dono da fábrica, não é uma pessoa bacana e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso.



A Teia de Chocolate (2000), de Claude Chabrol


Milka Muller é a diretora da empresa Chocolates Muller. Com o marido André, um famoso pianista, mora na Suíça e leva uma vida aparentemente pacata. Junto a eles mora também Guillaume, filho de André. Jeanne Pollet é uma jovem pianista que descobre que pode ter sido trocada por Guillaume na maternidade. Movida pela curiosidade, a garota decide conhecer André, desencadeando uma série de problemas para ela e para a família.



Lições de chocolate (2007), de Claudio Cupellini


É uma comédia romântica desenvolvida em Perugia, uma cidade conhecida mundialmente por sua produção de chocolate. Lá, Mattia, um empresário de sucesso e seu empregado Kamal, um imigrante egípcio ilegal, estão, inconscientemente, prestes a mudar suas vidas. Mattia fará um curso de confeiteiro no lugar de Kamal, a fim de salvar o futuro dele na Itália e, ao mesmo tempo, o seu próprio.



Espero que tenham gostado do post. Se já tiver assistido algum desses filmes, diz nos comentários o que achou ;) Feliz Páscoa a todos e um ótimo domingo!


Imagens: Divulgação/Reprodução
Algumas informações foram tiradas dos sites Turminha do MPF e Wikipédia.
Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.