Call The Midwife

Oláá! Tudo bem com vocês? Nessa semana vou falar de uma série de tv que eu comecei a assistir ano passado e amo, a produção da BBC Call the Midwife.

Divulgação BBC

Call the Midwife, Chame a Parteira em tradução livre para o português, é uma série baseada numa história real, narrada em tom de crônica por Jenny Lee (Jessica Raine), uma jovem enfermeira de classe média que relembra sua juventude, período no qual trabalhou como parteira junto com um grupo de freiras excêntricas no East End de Londres, oferecendo ajuda a uma população de baixa renda na década de 1950. 

O enredo fala de uma época em que a Inglaterra ainda vivia os efeitos da Segunda Guerra Mundial, com milhares de soldados de volta as suas vidas mas, ainda muito traumatizados com os horrores da guerra que buscavam conforto nas camas das suas mulheres, namoradas ou de prostitutas, num perído pré-pilula anticoncepcional e em que pouco se falava no uso de preservativos masculinos.

Esse quadro resultou num intenso crescimento populacional e as mulheres de classes baixas tinham seus filhos em casa, nas mais variadas condições de higiene, mesmo que isso implicasse em riscos para a sua saúde e a do bebê, porque não confiavam ou simplesmente não tinham acesso aos hospitais. Essas mulheres são descritas na série como heroínas, que mesmo diante das situações mais difíceis e de um mundo ainda muito hostil, são fortes, lutam e dão o melhor de si para a sua sobrevivência e de suas famílias. 

Então 
as freiras eram mulheres que, conscientes das restrições do ambiente, abriram suas portas para oferecer atendimento pré-natal, serviço de parteiras e acompanhamento nas primeiras semanas após o parto. Mistura isso a pequenas intrigas da vida privada, humor, romance e uma boa dose de drama (que em momento algum fica cansativa).

A série acompanha a vida da Jenny, das outras jovens parteiras que também moram no convento, Trixie (Helen George), Cynthia (Bryony Hannah) e Chummy (Miranda Hart), e das freiras que mantêm o local, Irmã Julienne (Jenny Agutter), Irmã Evangelina (Pam Ferris), Irmã Bernadette (Laura Main) e Irmã Mônica Joan (Judy Parfitt). As moças são sobretudo altruístas. À medida que a protagonista vai se adaptando à vida cheia de limitações do lugar, nós que assistimos também criamos laços com os personagens.

Divulgação BBC, da esquerda para a direita: Trixie, Chummy, Jenny e Cynthia
As freiras são as melhores personagens da série! Com personalidades distintas e irreverentes, elas são consideradas excêntricas para a época, protagonizando cenas maravilhosas, algumas divertidíssimas e outras carregadas de emoção, principalmente a Irmã Mônica Joan (que sempre tem uns conselhos um pouco peculiares).

(E-D) Irmã Bernadette, Irmã Evangelina, Irmã Julienne e Irmã Mônica Joan
Call the Midwife é uma série indicada para pessoas que não gostam ou já estão cansadas de assistir a dramas que só valorizam a luta pelo poder, os desejos de vingança, as famílias disfuncionais, os criminosos e os assassinos ou as conspirações políticas. Esta é uma série simples, sobre pessoas, que numa cuidadosa reconstituição da época (adiciono a isso também a excelente qualidade dos figurinos e da cenografia) soube equilibrar o ambiente histórico-cultural com o estilo narrativo escolhido pela produção, romantizou um pouco as situações, mas sem se afastar da realidade. Numa composição bem dosada que torna o resultado uma delícia de se assistir.

Eu recomendo demais, a série é de uma sensibilidade que encanta (e para quem, como eu, adora séries inglesas, vai gostar mais ainda :D). Ela faz muito sucesso lá no Reino Unido, chegando a superar a audiência de outra série que está entre as minhas favoritas, Downton Abbey e ainda tem o selo BBC de qualidade das produções. Segue o trailer da primeira temporada, infelizmente sem legenda em português, pra sentir o clima.


A série está atualmente da 5ª temporada e já está renovada pela BBC para a 6ª temporada para o ano que vem \o/. Não se assustem, cada temporada tem no máximo 8 episódios, mais o especial de Natal. Dá pra acompanhar rapidinho! ;) Aqui no Brasil, a série está disponível no Netflix até sua 5ª temporada.

Espero que tenham gostado da indicação. Deixa aí seu comentário contando o que achou ou se já assistiu a série! :)

Beeijos e até semana que vem!

Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.