''Dr. Estranho'' | Magia e Psicodelia no universo cinematográfico da Marvel.

Foto: Divulgação | +Marvel Entertainment | +Doctor Strange Movie
Nos quadrinhos criado por Steve Dikto e adaptado por Stan Lee em 1963, Stephen Vincent Strange é um arrogante neurocirurgião talentoso e um milionário consumista que vive em Nova York. Entretanto,  o personagem sofre um grave acidente de carro perdendo a destreza de suas mãos  e se torna incapaz de realizar cirurgias. 

 Strange Tales #110  |  +Marvel Comics 

Diante disso, Strange procura inúmeras formas de recuperar as lesões causadas pelo acidente e usa todo seu capital para isso e não obtém nenhum sucesso. Em um certo dia, ouvindo uma conversa no bar sobre um ancião que originalmente vivia no Himalia e que tinha poderes de curar através de suas habilidades místicas tornando-se a principal prioridade do Doutor que viaja até o oriente atrás da tão esperada cura. 

Ainda na história original de Strange Tales #110 (Marvel/1963), Stephen Strange chega ao Himalia em busca do ancião que descobre rapidamente o seu potencial mágico, porém um de seus discípulos, o Barão Mordo, deseja mata-lo em busca de detenção em tornar-se um Mago Supremo, porém ao descobrir isso, o ancião decide passar todos os seus ensinamentos para Strange. Assim surge um dos heróis mais importante e poderoso no universo da Marvel, Doutor Estranho, que estrategicamente surgiu em um ano em que o movimento hippie estava em ascensão e seus quadrinhos alcançaram sucesso imediato de vendas até mesmo nas décadas de 70 e 80 e participou em outros quadrinhos de sucesso a exemplo dos Iluminatis, Vingadores Secretos,  Defensores e entre outros. 


Nos cinemas, o filme que estreou no dia 2 de Novembro teve a árdua missão de adaptar a incrível história do Dr. Estranho para as grandes telas, que nunca tinha passado disso em inúmeros projetos arquitetados por principais estúdios hollywoodianos. Entretanto, com o sucesso de bilheteria e de crítica das produções da Marvel Studios, foi então que o projeto do diretor Scott Derrickson (O Exorcismo de Emily Rose e A Entidade) obteve a sua aceitação no próprio estúdio . 

🎥  Sinopse do Filme 

Na trama, Stephen Strange (interpretado pelo talentoso e encantador Benedict Cumberbatch) que em sua origem até então não se difere com as do quadrinhos. Porém, somos apresentados a sua ex-amante e colega de trabalho Christine Palmer (Rachael McAdams) que tenta ajudá-lo a seguir em frente depois dos acontecimentos trágicos do personagem, mas o arrogante Strange só consegue pensar em curar seus ferimentos. Depois de meses tentando cirurgias experimentais em suas mãos, Strange procura Jonathan Pangborn (Benjamin Bratt), um paraplégico que misteriosamente foi capaz de andar novamente. Pangborn revela a Strange o seu conhecimento sobre Kamar-Taj e de um possível ancião que o curou. 

Sua viagem para o Nepal é a sua última tentativa.  Então ele se esbarra com o misterioso Mordo (Chiwetel Ejiofor) que o leva a caminho da Anciã (diferentemente dos quadrinhos é um personagem feminino, interpretado pela majestosa Tilda Swilton) que mostra à Strange de forma mais ríspida possível o seu poder, revelando o plano astral e outras dimensões, como a Dimensão do Espelho. Strange então implora ''TEACH-ME'' (''Ensina-me!''), mas é recusado a receber os ensinamentos por conta da sua arrogância e por lembrar de um certo discípulo que traiu a sua confiança, o feiticeiro Kaecilius (Mads Mikkelsen).
Anciã apresenta seu poder ao Strange |  Foto: Divulgação  |  +Marvel Movies   |  +Doctor Strange Movie
A Anciã dá uma segunda chance a Strange e aliada a Mordo lhe passam os ensinamentos e como a terra é protegida de outras dimensões por um feitiço formado a partir de três blocos chamados Sanctums, encontrados em pontos extremos como os de Nova York, Londres e Hong Kong. Strange avança rapidamente em suas lições, mesmo secretamente lendo os textos proibidos e aprendendo a dobrar o tempo com o olho místico de Agamotto. Mordo e Wong alertam Strange contra o uso de tal poder e quebrar as leis da natureza, comparando seu desejo arrogante de poder ao de Kaecilius, que após a morte de seus entes queridos acredita que todos devem viver tanto tempo quanto a Anciã. 
Kaecilius  tem seu propósito para  traição  Foto: Divulgação |  +Marvel Movies 


Kaecilius e seus seguidores usam as páginas roubadas para começar a convocar o poderoso Dormammu (o vilão mais poderoso nos quadrinhos do Dr. Estranho) da Dimensão Negra, onde o tempo é inexistente e todos podem viver eternamente.  Strange e Mordo precisam correr para salvar o mundo. Apesar de toda a trama manter a mesma fórmula de criação da Marvel Studios, ''Doutor Estranho'' cria sua simpatia por uma enredo bem construído e efeitos visuais lisérgicos em um 3D impecável. Benedict Cumberbatch mantém seu carisma para o personagem, deixando sua marca carimbada por repaginar personagens brilhantemente (Khan - Star Trek Além da Escuridão e Sherlock Holmes - Sherlock). Derrickson consegue em sua direção articular momentos ótimos com auxílio dos efeitos visuais e os duelos místicos que apresentam manipulação do tempo e do espaço à la ''A Origem'' (2010) e ''Matrix'' (1999). Além de todo psicodelismo e magia de forte inspiração dos quadrinhos que alivia-se apenas em ótimos momentos cômicos.
Strange se torna o Doutor Estranho   | Foto: Divulgação  | +Marvel Movies


Direção: Scott Derrickson
Roteiro: C. Robert Cargill e Scott Derrickson
Elenco: Benedict Cumberbatch , Rachael McAdams, Chiwetel Ejiofor, Tilda Swilton e Mads Mikkelsen.
Produção: EUA , 2016, Marvel Studios.
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures
Minha Avaliação: 4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.  |  4,0  |  Muito Bom

Victor Luís | @_victo
Victor Luís | @_victo

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Um comentário:

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.