10 filmes que completaram 30 anos em 2016


Esse ano alguns clássicos da década de 80 que bem conhecemos e já assistimos inúmeras vezes completou 30 anos. Entre os vários filmes, eis aqui apenas 10 deles, que por mais que não tenha assistido, com certeza já ouviu falar.

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off)

No último ano do ensino médio, Ferris Bueller planeja escapar mais um dia de aula. Finge estar doente para que seus pais não o mandem para o colégio e logo que eles saem para trabalhar liga para seu amigo Cameron para colocar seu plano em ação. Ele dribla o diretor da escola e consegue fazer com que sua namorada Sloane seja dispensada da aula também. Com seu melhor amigo, sua namorada e uma ferrari, Ferris percorre Chicago aproveitando seu dia livre, porém o diretor e sua irmã não caem no golpe e estão determinados a desmascará-lo.

O filme é muito divertido e é um grande clássico do diretor John Hughes. Estrelado por Matthew Broderick, Jennifer Grey, Mia Sara, Alan Ruck e Charlie Sheen. É adorado até hoje por vários cinéfilos e trás algumas questões que existem até hoje, como diz o Ferris "A vida passa muito rápido. Se não parar para dar uma olhada ao redor e aproveitar, vai acabar não vivendo".




Top Gun - Ases Indomáveis (Top Gun)

Pete "Maverick" Mitchell é um piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar do curso na escola Top Gun, após seu companheiro abandonar a aviação de caça. Lá se envolve com Charlie, instrutora na escola e desenvolve uma rivalidade com o melhor aluno da turma, Ice. Após um acidente, ele precisa descobrir se realmente conseguirá concluir o curso e se tornar um Top Gun.

Direção de Tony Scott e estrelado por Tom Cruise, Val Kilmer, Kelly McGillis e Tom Skerritt. É um dos filmes mais queridos da década de 80. Foi nomeado para, e ganhou, muitos prêmios, com destaque nas categorias de som e efeitos.

É um bom filme, simples e fala um pouco sobre disciplina e superação. Mesmo quem nunca assistiu o filme conhece a música tema do filme, Take My Breath Away, da banda Berlin.




Platoon


Chris é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fizeram seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.

É um dos filmes de guerra mais forte, na minha opinião. Esse clássico de Oliver Stone foi super premiado, além de ganhar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Direção, entre outras, no Oscar e no Globo de Ouro, ganhou um Urso de Prata, BAFTA, Spirit Awards e a categoria de melhor filme estrangeiro da Academia Japonesa de Cinema 1988. Vemos um Charlie Sheen bem diferente do que vemos hoje em dia, no elenco ainda tem Willem Dafoe, Tom Berenger, Forest Whitaker e Johnny Depp (que estava começando a carreira).


Crocodilo Dundee


Michael J. Dundee, conhecido como Crocodile Dundee, é um caçador de crocodilos de um lugar isolado da Austrália. Casualmente chegam notícias sobre ele aos Estados Unidos e um jornal de Nova Iorque decide enviar uma jornalista para realizar reportagens sobre este exótico personagem. Depois de enviar várias matérias sobre Dundee ao jornal, e saber do êxito que teve, Sue (a jornalista) o convence a acompanhá-la até Nova Iorque para que o público o conheça melhor. Na grande cidade tudo resulta em novo e estranho para o caçador australiano, acostumado a viver sem ninguém por perto. E entre Dundee e Sue irão surgir sentimentos que acabam em uma história de amor, o problema é que Sue já tem um noivo na cidade.

Bem engraçado, assisti por causa da minha mãe, era um dos filmes que ela tanto falava que tinha assistido quando mais nova. Mas não é o tipo de filme que consegue ultrapassar a barreira do tempo como os anteriores, ele ficou datado. No entanto, pra quem curte os filmes dessa época, vai achar bem legal. O filme tem direção de Peter Faiman e é estrelado por Paul Hogan, Linda Kozlowski e John Meillon.


A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink)


Andie é uma jovem de classe baixa numa escola de Chicago, ela tem poucos amigos e costuma sair com sua antiga chefe e seu amigo Duckie, que é apaixonado por ela mas não consegue se declarar. Quando um dos estudantes mais ricos e populares da escola, Blane, convida Andie para sair, ela não acredita. Os dois iniciam um romance, reprovado pelos amigos de Blane. Eles enfrentam as barreiras de um relacionamento marcado pelas diferenças sociais.

É aquele filme bobinho e clichê, mas que você ama assistir. Convenhamos que John Hughes dificilmente errava quando se tratava de retratar os acontecimentos da adolescência. Vejam que é o segundo só em 86, o homem não parava haha. Estrelando Molly Ringwald, a diva teen da década de 80, John Cryer, Andrew McCarthy e James Spader. 




Conta comigo (Stand By Me)


Gordie Lachance, um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers, Teddy Duchamp e Vern Tessio. Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil. Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio e Charlie Hogan comentando sobre o corpo de Ray Brower, garoto da idade deles que havia desaparecido. Cada um deu uma desculpa em casa e partiram para tentar encontrar o corpo. Nenhum deles imaginava que esta viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre.

Baseado no conto O corpo, de Stephen King. Dirigido por Rob Reiner e estrelado por Wil Wheaton, River Phoenix, Richard Dreyfuss, Corey Feldman, Jerry O'Connell, Kiefer Sutherland e John Cusack. Clássico da sessão da tarde. Eu devo ter assistido, porém não me recordo. 😅




Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (Karate Kid: Part II)


Daniel LaRusso viaja para Okinawa, Japão, pra visitar o pai de seu mestre Miyagi que se encontra muito doente. Mas esta será uma viagem que vai levar Miyagi de volta para encarar uma longa e amarga disputa com um de seus mais ferrenhos inimigos. Nessa viagem Daniel aprende muito a respeito da antiga tradição Japonesa e o preço da honra à medida que ele também se vê envolvido na odiosa vingança.

Nesta sequência, traz novamente Pat Morita como mestre Miyagi e Ralph Macchio como Daniel Larusso. Esse foi ainda mais bem recebido pelo público, tendo uma bilheteria maior do que a do primeiro filme. A música tema do filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção.




Stallone Cobra (Cobra)


Conhecido pelo apelido de Cobra, Marion Cobretti é o policial indicado para todos os serviços considerados de alto risco ou impossíveis, mantendo sempre viva a tradição do Esquadrão Zumbi, "os últimos da lista", especializados em fazer serviços que ninguém mais quer fazer. Quando um assassino começa a cometer crimes na cidade, Cobra é chamado para detê-lo e para proteger suas futuras vítimas, como a linda modelo Ingrid.

O roteiro foi escrito pelo próprio Stallone e teve direção de George Pan Cosmatos. O filme não foi um grande sucesso na época, muito pelo contrario. Teve uma recepção desfavorável por parte da crítica e do público, chegou a concorrer ao Framboesa de Ouro nas categorias Pior Filme, Pior Ator (Sylvester Stallone), Pior Atriz (Brigitte Nielsen), Pior Ator Coadjuvante (Brian Thompson), Pior Roteiro e Pior Revelação (Brian Thompson). Mas há quem ache o filme um super clássico, infelizmente não posso opinar porque ainda não assisti.


Aliens, O Resgate (Aliens)


Depois de um sono de cinqüenta e sete anos, a única sobrevivente de uma tragédia espacial descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado e, apesar das pressões, ela decide retornar para salvar as setenta famílias lá existentes. Mas mesmo com todo o armamento mais recente eles não são páreo para as centenas de alienígenas que invadiram a colônia.

Sequência de Alien, o Oitavo Passageiro, escrito e dirigido por James Cameron e trás novamente Sigourney Weaver, como Ellen Ripley, no papel principal. Foi tão aclamado quanto o primeiro e foi bem premiado. Ganhou duas categorias de efeitos, sonoros e especiais, no Oscar. Sigourney foi indicada tanto para o Oscar quanto para o Globo de Ouro na categoria de Melhor atriz, porém não ganhou, o que não deixa de ser um marco, se levar em conta que esse gênero de filme não costuma ter indicação nessas categorias. É um dos melhores filmes de ficção já feito.


O Rapto do Menino Dourado (The Golden Child)


O "menino dourado" é um garotinho com extraordinários poderes, uma espécie de encarnação de Buda que foi enviado ao Tibet para trazer o dom de compaixão para a humanidade. Mas o Diabo não fica parado e envia seu emissário, Sardo Numspa, para sequestrar a criança e levá-la para Los Angeles. Lá Kee Nang, uma bela sacerdotisa tibetana, procura Chandler Jarrell, assistente social autodenominado "descobridor de crianças perdidas" e o incumbe de salvar o menino.

Outro clássico da sessão da tarde, perdi as contas de quantas vezes assisti, mesmo assim não lembro de muita coisa (é o mal de quem assiste filme demais). Só agora vim me dar conta de que eu já tinha visto o Tywin Lannister Charles Dance em filme e sequer lembrava da cara dele. O filme é estrelado por Eddie Murphy, que estava no inicio da sua carreira, Kee Nang, Charles Dance e J.L. Reate, que faz o menino dourado e é na verdade uma menina.


Imagem: Nerd Pai

Tem vários outros clássicos que completaram 30 anos este ano, mas preferi falar de apenas dez. Quem souber de outros filmes de 1986, deixa o nome no comentário e sua impressão sobre o filme.


Imagens: Reprodução/Divulgação
Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.