O ano de 2006 foi um ano daqueles no cenário musical. Começando com o bom e clássico rock-britânico que surgia com muita fertilidade em grupos como o indie-rock do Arctic Monkeys, The Kooks e o rock alternativo do Muse, além do indie-pop do Keane. Enquanto isso, os veteranos do Red Hot Chilli Peppers nos presentou com um disco feito em medida que agradou a todos, o mesmo feito para o Pop-R&B do Justin Timberlake que lançou ótimos hits para as paradas nesse mesmo ano e o sétimo trabalho do trio Dixie Chicks e seu country-pop também foram um dos destaques.
Não podemos esquecer das preciosidades de 2006 lapidadas por dois grandes artistas atemporais, Amy Winehouse e seu excelente trabalho pessoal ''Back to Black'' e o inigualável Bob Dylan com ''Modern Times''. O ano também nos revelou grandes surpresas, como o elogiado segundo disco do indie-rock vindo de Nova York do Tv On the Radio, do disco de estreia da artista soul Corinne Bailey Rae e da banda norte americana The Raconteurs e também do aclamado grupo americano de indie-rock Yeah Yeah Yeahs. Não parou só por aí, o ano ainda marcou com o segundo disco da cantora pop Lily Allen, do duo Funk/Hip-hop Gnarls Barkley formado por CeeLo Green e Danger Mouse.
01. Bob Dylan - Modern Times.
Modern Times é o trigésimo segundo disco de estúdio do incansável cantor BOB DYLAN. É uma obra-prima com 10 faixas que apresenta um trabalho de extrema maturidade e de competência do artista seja pela presença de seu folk-country-blues na bagagem. Com mais de 30 discos gravados, Dylan faz dessa obra uma das mais importantes culturalmente e com mais e é inevitável não aclama-lo por seu repertório que é impressionante e por sua sonoridade deixa marcas de seu legado em décadas.
Ouça bem: Thunder on the Mountain, Rollin' and Tumblin, When the Deal Goes Down, Someday Baby e Nettie Moore
Ouça bem: Thunder on the Mountain, Rollin' and Tumblin, When the Deal Goes Down, Someday Baby e Nettie Moore
Lançamento: 29 de agosto de 2006.
Gravadora: Columbia Records
Whatever People Say I Am, That's What I'm Not é o disco de estreia da aclamada banda britânica ARCTIC MONKEYS, composta por Alex Turner (vocal e guitarra), Jamie Cook (guitarra), Nick O'Malley (baixo) e Matthew Helders (bateria). O disco conta com 13 faixas gravadas na Chapel Studios e tornou-se um sucesso de vendas no Reino Unido não só por seu indie rock legitimo de rock-de-garagem com letras bem elaboradas, mas sim por um dos vocais e expressionismo de seu vocalista Alex Turner.
Ouça Bem: I Bet You Look Good On the Dance Floor, Fake Tales of San Francisco, Dancing Shoes, Mardy Bum e When the Sun Goes Down.
Lançamento: 23 de Janeiro de 2006.
Gravadora: Domino Records
03. Amy Winehouse - Back to Black.
Back to Black é o segundo disco de estúdio da cantora e compositora britânica AMY WINEHOUSE. Com a produção de Mark Ronson e Salaam Remi o disco tem 11 faixas que se intercalam com canções de blues, jazz, soul e R&B. É o trabalho mais pessoal da artista, após sofrer problemas pessoais e ter quase desistido de grava-lo. A incorporação de uma sonoridade soul e jazz dos anos 50 e 60 juntamente com letras que abordam o envolvimento da artista com drogas, excesso de álcool e amor não correspondido fez a obra se tornar imortal.
Ouça Bem: Rehab, You Know I'm No Good, Back to Black, Tears Dry on Their Own e He Can Only Hold Her.Lançamento: 27 de Outubro de 2006.
Gravadora: Island Records.
04. Keane - Under The Iron Sea.
Under The Iron Sea é o segundo disco de estúdio da banda de indie-pop-britânica KEANE composta por Tom Chaplin (vocal e guitarra), Tim Rice-Oxley (piano e sintetizadores), Jesse Quin (baixo) e Richar Hughes (bateria). O disco contou com a produção do Andy Green e tem 12 faixas com a presença de melodias fortes marcadas sempre pelo piano e synthpop e uma clara semelhança de grupos como Coldplay, Radiohead e Travis. Mas sem perder o mérito de suas composições que são o grande destaque desse disco.
Ouça Bem: Is It Any Wonder?, Nothing In My Way, Leaving So Soon?, Crystal Ball e The Frog Prince.
Lançamento: 31 de Janeiro de 2006.
Gravadora: Island Records.
05. Muse - Black Holes and Revelation.
Black Holes and Revelation é o quarto disco de estúdio da banda inglesa de rock alternativo MUSE. A produção do disco ficou encarregada pelo Rich Costey e conta com a presença de 11 faixas com influências em composições de grupos como Queen e Depeche Mode com letras que dialogam sobre política, filmes de sci-fi, teoria de conspiração e até invasão alienígena.
Ouça Bem: Starlight, Supermassive Black Hole, Map of the Problematique, Exo-Politics e Knights of Cydonia.
Lançamento: 3 de Julho de 2006.
Gravadoras: Hellium 3 e Warner Music.
06. Gnarls Barkley - St. Elsewhere.
St. Elsewhere é o disco de estreia de GNARLS BARKLEY um grupo musical formado a partir da colaboração entre o produtor Danger Mouse e o cantor e rapper Cee Lo Green. O disco está bem distribuído em 14 faixas que mesclam hip-hop com soul e tem melodias influenciadas pelo gospel e soul dos anos 70. Se for definir o disco em apenas uma faixa, sem dúvidas seria ''Crazy'' um hit-mundial e atemporal, porém as outras faixas não perdem o entusiamo e apresentam também simpatia e muitas batidas dançantes para ser acompanhadas com bastante gingado.
Ouça Bem: Crazy, Gone Daddy Gone, Who Cares? e Just A Thought.
Lançamento: 24 de Abril de 2006
Gravadoras: Warner Music Group (UK) e Atlantic Records
(EUA)
(EUA)
07. Lily Allen - Alright, Still.
Alright, Still. é o disco de estreia da cantora e compositora britânica LILY ALLEN. Nomes como Mark Ronson e Darren Leweis assinam a produção do disco que tem 11 faixas com o melhor pop sob influência de ska jamaicano e reggae e introdução do hip-hop da própria artista. O grande destaque do disco é a forma espojada da Lily apresentar suas letras com o melhor senso de humor negro e crítica a sociedade e inclusive a faixa ''Friday Night'' foi censurada em alguns países.
Ouça bem: Smile, LDN, Everything's Just Wonderful, Friday Night e Alfie.Lançamento: 14 de Julho de 2006.
Gravadora: Capitol Records.
08. Yeah Yeah Yeahs- Show Your Bones.
Show Your Bones é o segundo disco de estúdio da banda indie-rock americana YEAH YEAH YEAHS composta por Karen O (vocalista), Nick Zinner (guitarra) e Brian Chase (bateria). O disco apresenta 11 faixas com canções mais maduras sob a produção de Squeak E. Clean. Além de todos elementos presentes de uma banda cujo foco é no Art Rock, porém de forte influência de grandes bandas com vocais femininos nos anos 80.
Ouça bem: Gold Lion, Fancy, Honeybear, Turn Into e Deja Vu.
Lançamento: 20 de Março de 2006.
Gravadora: Dress Up Records.
09. The Kooks- Inside in/Inside Out.
Inside in/Inside Out é o disco de estreia da banda indie-rock-inglesa THE KOOKS formada por Luke Pritchard (vocal, guitarra), Hugh Harris (guitarra), Paul Garred (bateria) e Max Refferty (baixo). O disco tem a produção de Tony Hoffer e apresenta em suas 14 faixas o melhor de um grupo talentoso e com influência dos Beatles e The Rolling Stones poderiam oferecer. A aposta do disco vai para o saudoso Britpop com influência de grupos da nova safra como The Libertines e Thin Llizzy além de toda melodia acústica por trás de todo dinamismo da obra.
Ouça bem: Eddie’s Gun, Sofa Song, You Don’t Love Me, Naïve e She Moves in Her Own Way.
Lançamento: 23 de Janeiro de 2006.
Gravadora: Virgin Records.
10. Justin Timberlake - FutureSex/LoveSounds.
Future Sex/Love Sounds é o segundo disco de estúdio do cantor norte americano JUSTIN TIMBERLAKE. O disco tem a produção de grandes nomes como Timbaland e Rick Rubin responsáveis por proporcionarem ao Justin canções que flertam o funk com o R&B influenciados pela culminância do dance-pop. O Ex-'N Sync já tinha apostando as suas fixas com o pop dançante em trabalhos anteriores, mas dessa vez se entregou a maturidade do funk-hip-hop, mas nas mãos de seus produtores que entregou de bandeja uma obra sexy e atraente se tornando um sucesso mundial.
Ouça bem: SexyBack, My Love, LoveStoned/I Think She Knows, Summer Love e What Goes Around... Comes Around. Lançamento: 12 de Setembro de 2016. Gravadoras: Jive Records, Zomba e Virginia Records.
Ouça bem: SexyBack, My Love, LoveStoned/I Think She Knows, Summer Love e What Goes Around... Comes Around. Lançamento: 12 de Setembro de 2016. Gravadoras: Jive Records, Zomba e Virginia Records.
Talking the Long Way é o sétimo disco de estúdio do trio feminino de música country de Dallas, DIXIE CHICKS formado por Natalie Maines, Emily Robison e Martie Maguire. Apesar do country ser um gênero importante para o mercado americano, os ouvintes brasileiros ainda não se adaptaram a ouvi-lo com clareza. Entretanto, o trio é um dos fenômenos dessa geração nesse segmento e isso fica bem claro nesse trabalho intimista e pessoal ficando entre os melhores que elas já produziram.
Ouça bem: The Long Way Around, Easy Silence e Not Ready to Make Nice.Lançamento: 23 de Maio de 2006.
Gravadora: Sony BMG
12. TV On The Radio - Return to Cookie Mountain.
Return to Cookie Mountain é o segundo disco da banda art-rock norte americana TV ON THE RADIO formada por Tunde Adebimpe (vocal e loops), Kyp Mmalone (vocal, guitarra e loops) e David Andrew Sittek (guitarra, teclado e loops). O disco mantem a sonoridade típica da banda mesclando elementos eletrônicos com um free-jazz e um trip-hop. Além disso, as faixas criam uma atmosfera hipnótica e batidas com uma percussão mais histérica com letras que aborda crítica moral e também política e por trás de tudo isso teve a mão do padrinho do grupo, David Bowie.
Ouça bem: I Was a Lover, Province, A Method e Blues from Down Here.
Lançamento: 6 de Julho de 2006.
Gravadoras: 4AD, Insterscope e Touch and Go (Canadá e US)
13. Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium
Stadium Arcadium é o nono disco de estúdio da banda de rock -nova-iorquina RED HOT CHILI PEPPERS formada por Anthony Kiedis (vocal), Flea (baixo), Chad Smith (Bateria) e o último na presença de John Frusciante (guitarra). O disco tem a produção do experiente Rick Rubin com as longas 28 faixas e dividido em duas partes intituladas de Jupiter e Mars. Se levarmos em conta discos anteriores da banda perceberemos que arriscado menos poderia ter sido bem melhor.
Ouça bem: Dani California, Especially In Michigan, Snow (Hey Ho), Hump Be Bump, Hard to Concentrate e Make You Feel Better.Lançamento: 5 de Maio de 2006.
Gravadora: Warner Music.
14. The Raconteurs - Broken Boy Soldiers
Broken Boy Soldiers é o disco de estreia da banda estadunidense de rock em Detroit, THE RECONTEURS um projeto formado por membros do The White Stripes (Jack White - vocal e guitarra) e Brendan Benson (guitarra), Patrick Keeler (bateria) e Jack Lawrence (baixo) da banda The Greenhornes. O disco tem toda a referência do rock dos anos 70, porém soa similar com algo já feito pelo The Who. Apesar da influência dos artistas estarem estampadas como bandas grandiosas a exemplo do Deep Purple e do Led Zeppelin, o trabalho se apresenta simples e sincero para uma primeiro trabalho e por isso que merece ser apreciado.
Ouça bem: Hands, Steady, As She Goes, Store Bough Bones e Call it Day.
Lançamento: 16 de Maio de 2006.
Gravadoras: XL Recordings e V2 Records.
15. Corinne Bailey Rae - Corinne Bailey Rae.
Corrine Bailey Rae é o disco de estreia da cantora e compositora britânica CORINNE BAILEY RAE. Tem a produção da própria artista juntamente com a equipe de produção da gravadora a Emi Records. É um disco que merece o destaque por sua composição que flerta no melhor do Soul, Jazz e R&B mas com plano de fundo letras com um brilho solar em uma voz doce e envolvente da artista. O trabalho é surpreendente e isso se deu ao sucesso de hits como Put Your Records On e Like Star.
Ouça bem: Like a Star, I'd Like To, Trouble Sleepin, Breathless e Call Me When You Get This.
Lançamento: 27 de Fevereiro de 2006.
Gravadora:Virgin EMI Records.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.