''Manchester À Beira Mar'' | Melancolia e luto são destaques no filme de Kenneth Lonergan.

Foto: Reprodução | +Sony Pictures Entertainment  | +RoadSide Movies

Kenneth Lonergan foi o responsável por roteiros de grandes filmes em Hollywood. Mafia dos Divãs (1999) e Gangues de Nova York (2002) são alguns exemplos de filmes que passaram por esse diretor nova-iorquino. Sua passagem para a direção resultou em filmes independentes e bem recebidos pela crítica como Conte comigo (2000) e Margereth (2011). Em 2016, Lonergan aposta suas fichas em um longa com temática de luto, solidão, e redenção habitado em Manchester, estado norte-americano de Nova Hampshire, no Condado de Hillsborough. 

O filme apresenta a vida do protagonista Lee Chandler (Casey Affleck), um zelador que vive em Boston e tem um cotidiano tedioso e depressivo. Após receber a notícia  do falecimento de seu irmão Joe Chandler (Kyle Chandler) e se vê disposto a retornar a sua cidade natal, a litorânea Manchester no qual lembranças do seu passado voltam à tona. Além disso, Lee precisa lidar com seu sobrinho Patrick (Lucas Hedges), um adolescente que vive sua boa fase como atleta, músico e  com suas namoradas, mas ambos sentem ainda o vazio da perda de um membro da família que sempre foi o elo para a aproximação dos dois. 




E é essa relação entre tio e sobrinho que se constrói uma ótima narrativa para a trama, seja pelos diálogos bem construídos, a veracidade das atuações e os conflitos pessoais de seus personagens. Casey Aflleck entende  perfeitamente a proposta do roteiro e interpreta com maestria, um personagem arrasado pela solidão, raiva e empatia e em sua performance inexpressiva, sem vida de um homem solitário e amargurado. 

Entretanto, o jovem Lucas Hedge se destaca pelos alívios cômicos do filme que mesmo de forma desajustada acrescenta positivamente aos olhos do público. Sua interpretação é sútil e fica cada vez melhor ao longo do filme dominado pela qualidade do roteiro. Michelle Williams aparece bem pouco no longa, sua participação é delicada para a trama, e só basta apenas uma cena importante para demonstrar todo seu potencial como atriz e o resultado é uma das cenas mais comovente e emocionante do filme. 


Manchester By the sea (Manchester À Beira Mar) é um filme realista, denso e convincente. A sua pura realidade é retratada com excelentes atuações e arcos no roteiro que se sustenta a sua ótima edição. A sua trilha sonora é bem discreta, mas bem selecionada e sua fotografia foca na sutileza de tons mais densos e frios combinando com o clima predominate das cenas externas. Lonergan prova mais uma vez o seu talento com  seus dramas em um retrato da vida que por mais que seja sofrida sempre haverá esperanças para uma redenção. 

Direção: Kenneth Lonergan
Roteiro: Kenneth Lonergan
Elenco: Casey Affleck, Michelle Williams, Kyle Chandler e Lucas Hedges.
Música: Lesley Barber
Distribuição: Amazon Studios e Sony Pictures. 

Minha Avaliação: 4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.| 3,5 | Bom
Victor Luís | @_victo
Victor Luís | @_victo

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.