The Night Manager

É uma minissérie co-produzida pela BBC, AMC e a Ink Factory, baseada no romance de mesmo nome de John le Carré. Ela foi uma das indicadas no Globo de Ouro, que aconteceu no último domingo(8), e vencedora de 3 categorias, Melhor Atriz, Ator e Ator Coadjuvante de Drama com Olivia Colman, Hugh Laurie e Tom Hiddleston, respectivamente. Composta de 6 episódios, a minissérie acompanha Jonathan Pine, um gerente noturno de hotel que acaba trabalhando para a inteligência britânica para combater o comércio ilegal de armas.


Jonathan Pine (Tom Hiddleston) é um ex-soldado britânico que trabalha como gerente noturno de um hotel de luxo no Cairo, Egito. Ele se envolve com Sophie Alekan (Aure Atika), a amante do playboy Freddie Hamid (David Avery), cuja família rica é altamente influente no Cairo, e que por sua vez tem ligação com Richard Roper (Hugh Laurie), um inglês do mercado negro especializado em armas. Ela fornece a Pine documentos criminosos, que ele entrega a um amigo na embaixada britânica, isso acaba resultando na morte de Sophie. Quatro anos depois, a agente de inteligência Angela Burr (Olivia Colman) convence Pine a ajudar a investigar Richard Roper. 

Jonathan decide trabalhar disfarçado para vingar a morte de Sophie e impedir que mais inocentes morram devido ao comércio ilegal de armas. Enquanto infiltrado na casa de Roper, Pine tenta ganhar sua confiança e eventualmente os dois parecem ficar próximos, o que gera muita desconfiança por parte de Corky (Tom Hollander), um dos empregados mais leais de Roper. Porém, Pine começa a se interessar por Jed (Elizabeth Debicki), mulher de Roper, e acaba colocando em risco seu disfarce. Em Londres, Angela luta para manter sua operação secreta, pois acredita que agentes corruptos no River House (MI6) possam tentar interrompê-la em favor do contrabandista que ela tanto caça.

A produção foi filmada em seis países: Egito, Marrocos, Espanha, Suíça, Turquia e Reino Unido. E tem uma fotografia apaixonante! Há muitos comparativos com os filmes do agente 007, inclusive acabou levando boa parte do público a torcer para que Tom Hiddleston venha ser o novo James Bond, porém nada é certo quanto a isso. Tem até uma referência (talvez mais de uma, mas só captei essa) ao filme do agente Bond, o número de telefone do MI6 contém os dígitos 007.

A história inicia com os eventos da Primavera Árabe, logo na primeira cena (foto ao lado) Pine está caminhando em direção ao hotel em meio ao caos de um protesto e logo mais passa um noticiário anunciando a renuncia do então presidente Hosni Mubarak. Parece que está na moda os autores fazerem uma aparição nas adaptações de suas obras (Stan Lee que o diga), o autor John le Carré faz uma breve aparição no episódio 4, ele interpreta um senhor em um restaurante que passa por um constrangimento causado pelo personagem de Tom Hollander. A minissérie não é uma fiel adaptação do livro de le Carré, ela foi adaptada nos dias atuais e não durante a guerra fria.

Minha opinião pessoal (porque não sou crítica), é uma história boa e tem sua dose de realidade, porém é mais suavizada e romantizada. Eu acho que poderia ter mostrado um pouco mais sobre a parte da venda de armas ilegais e as consequências disso, ficou a desejar nesse quesito. O elenco é incrível, as performances muito boas, Tom me surpreendeu, e de todos os filmes e séries que o vi, pra mim esse é o seu melhor desempenho. Hugh Laurie é fantástico, mas ele poderia ter sido um pouco mais badass. Talvez a única que não me convenceu foi a Elizabeth Debicki, achei ela superficial, estava alí pra ser um rostinho bonito, ao contrário da Olivia Colman que mereceu sua vitória no Globo de Ouro. A locações são maravilhosas, a fotografia, como já disse, maravilhosa. Enfim, é uma boa minissérie apesar dos pesares, mas eu recomendo.



Para quem ainda não assistiu ou gostaria de rever, terá uma maratona exibida pela AMC Brasil no dia 22 de janeiro, a partir das 12h (horário de Brasília).


Imagens: BBC One
Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.