“-PARAR DE COMER!”
Se você é essa pessoa que pensa assim, saiba que NÃOOOO, TA TUDO ERRADO! Se seu objetivo for emagrecer com saúde, você deve comer MUITO BEM! Mas veja bem, COMER BEM é diferente de COMER MUITO.
Se liga nas dicas para você ter sucesso na perda de peso corporal:
1. Pratique regularmente uma atividade física que lhe dê prazer. Alimentação e atividade física andam juntas na conquista do seu objetivo corporal. Basicamente, para haver perda de peso, o que você gasta deverá ser MAIOR do que o que você consome diariamente. Chamamos isso na nutrição de "balanço energético negativo".
2. Crie bons hábitos... Aos poucos. De nada adianta se jogar numa dieta da moda que te restringe de tudo. Você é um ser humano com gostos, tradições e manias. Bons hábitos se constroem com o tempo. Força de vontade e paciência são uns dos caminhos para se transformar hábitos. Dormir no mínimo 8 horas por noite, sair do sedentarismo e optar por alimentos mais saudáveis no seu dia-a-dia são hábitos que você pode começar a transformar hoje mesmo.
"Daqui a um ano, você vai querer ter começado hoje." Karen Lamb
3. Coma alimentos saudáveis e leves a cada três horas. Jejuns prolongados (sem a adequada orientação de um profissional habilitado), tentem a deixar o metabolismo mais lento, prejudicando assim a queima de gordura (o corpo passa a estocar mais energia e gastar menos, consequentemente, prejudica o processo de queima de gordura). Além disso, as chances de perder massa muscular é ainda maior, uma vez que sem a oferta adequada de comida, o corpo tende a “queimar” massa muscular para obter energia. Habituar-se a comer de três em três horas também pode diminuir aquela fome avassaladora de comer até o reboco da parede nas próximas refeições.
4. Hidrate-se corretamente. Tomar bastante água diariamente pode ajudar sim na perda de peso. Isso porque todo o processo de emagrecimento gera muitas toxinas, que são liberadas mais facilmente através da água. O bom consumo de água facilitará na eliminação das toxinas através da urina, suor, fezes, entre outros. Nunca espere sentir cede para beber água, pois a sede é um indicativo de que você já está desidratado. O consumo médio recomendado é 2,5 litros de água pura/dia. Se você tem dificuldade em beber água, vale apostar nas águas aromatizadas caseiras e adotar uma garrafinha.
5. Troque frituras por assados, grelhados e/ou cozidos. O ideal é evitar ao máximo esses alimentos que necessitam da fritura em seu modo de preparo, pois o seu consumo rotineiro pode causar o aparecimento de doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, promoção do ganho de peso, desenvolvimento de câncer, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, resistência a insulina entre outras. Opte por opções grelhadas/assadas/cozidas de carnes magras retirando toda a pele e gordura aparente.
6. Opte por leites e derivados DESNATADOS e cereais INTEGRAIS. Leites e derivados DESNATADOS tem menos da metade de gordura quando comparados aos leites e derivados comuns. Nos cereais (biscoitos, massas, pães, bolos, etc) INTEGRAIS o processo de refinamento é muito menor. Por apresentarem um maior conteúdo de fibras (quando comparados aos refinados) os cereais integrais promovem aumento da saciedade e melhora do transito intestinal.
7. Embutidos (salsicha, linguiça, salame, etc), maionese, alimentos industrializados, açúcar branco e bebidas alcoólicas devem ser consumidos com muita cautela. Estes produtos alimentícios são altamente ricos em gorduras, sódio, calorias vazias e aditivos artificiais que contribuem para o ganho de peso corporal, assim, reduzir drasticamente o consumo ou deixar de consumi-los tornará seu caminho para a redução de peso muito mais curta.
8. Consuma frutas, hortaliças, legumes e verduras diariamente. Sim, frutas são excelentes para a saúde, mas seu excesso também pode ser prejudicial para quem está pensando em perder peso. Por isso é importante saber a sua quantidade IDEAL de consumo. Em média são 3 porções de fruta/dia. Associe as porções de frutas sempre a algum tipo de proteína (castanhas, iogurte, leite, etc.) e grãos (aveia, linhaça, chia, etc). Hortaliças, legumes e verduras também devem compor seu cardápio diário (média de 3 porções/dia), reserve metade do seu prato para saladas cruas e cozidas. Tempere com limão, azeite e gengibre. Não precisa adicionar sal.
.
.
9. Procure um nutricionista. Ele é o ÚNICO profissional habilitado (POR LEI) para mexer na sua alimentação. Endocrinologista, nutrólogo, preparador físico, naturalista... todos tem a sua importância na promoção de saúde, mas NENHUM deles estão aptos para prescrever dietas como o nutricionista está. Procurando o profissional certo, as chances de você conquistar o corpo desejado de forma saudável e econômica é muito maior.
10. Não tenha vergonha de levar de casa suas refeições já prontas para consumo. Além de comer melhor, você estará economizando MUITO. Se a sua vida for muito corrida, experimente fazer a comida para a semana e congelar a marmita já toda montadinha. Lanches rápidos também podem ser levados de casa: frutas; mix de castanhas, nozes e macadâmias; chips de vegetais, bolos e biscoitos integrais caseiros; iogurte com castanhas e cereais, são alguns exemplos. Armazene adequadamente em bolsa térmica ou sob refrigeração.
10. Não tenha vergonha de levar de casa suas refeições já prontas para consumo. Além de comer melhor, você estará economizando MUITO. Se a sua vida for muito corrida, experimente fazer a comida para a semana e congelar a marmita já toda montadinha. Lanches rápidos também podem ser levados de casa: frutas; mix de castanhas, nozes e macadâmias; chips de vegetais, bolos e biscoitos integrais caseiros; iogurte com castanhas e cereais, são alguns exemplos. Armazene adequadamente em bolsa térmica ou sob refrigeração.
Não deixe para começar segunda-feira o que você pode começar hoje. Seu corpo é resultado de todas as escolhas alimentares feitas até aqui. Seu sucesso só depende de você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.