Todo mundo vê formigas. E você?


Todo Mundo Vê Formigas, obra da escritora estadunidense A.S. King, publicada pela Editora Gutenberg, foi o escolhido desse mês de abril para ser tema dos Clubes do Livro promovidos pela editora em várias cidades do Brasil. Ele nos conta a história de Lucky Linderman.

Divulgação Editora Gutenberg
Lucky é um garoto que vêm sendo vítima de bullying constantemente desde os sete anos de idade. Ele não pediu por essa vida. Ele não pediu para ter um avô que nunca voltou da Guerra do Vietnã. Ele não pediu por um pai que não conseguiu superar esse acontecimento. Ele não pediu por uma mãe que passa a parte do tempo nadando para evitar o fato de que sua família é sim disfuncional. E, mais que tudo, ele não pediu para ser o alvo do bullying incessante de Nader McMillan.

Mas, Lucky tem um segredo. Um que o ajuda a percorrer a tortura diária que é sua vida. Em seus sonhos ele viaja para a selva palco da guerra cujo seu avô não conseguiu sair, onde ele pode ser um aventureiro, um homem de verdade, um herói. É perigoso e selvagem, mas, talvez, este seja o único lugar onde sua vida seja digna de ser vivida.

Talvez à primeira vista, Lucky Linderman não seja provavelmente nada como você e sua vida possa até soar como qualquer ficção melodramática típica. Mas, à medida que a história avança, você vai ver como todos nós, temos um pouco de Lucky dentro de nós, não importa o quão bem consigamos escondê-lo ou quão bem nós conseguimos lidar com ele.

“ ’Todo mundo vê formigas? ’

Meu avô olha para mim e diz: ‘Bem, quantas pessoas você acha que vivem vidas perfeitas, filho? Todos nós somos todos vítimas de algo uma hora ou outra, não? ’. ”

Então todo mundo vê formigas, na forma das nossas preocupações, dos nossos medos, nossas falhas, inseguranças…

Apesar de ser indicado ao público adolescente, eu acredito que esse é um livro pra todo mundo. Porque mesmo que não nos identifiquemos com a história de vida do Lucky logo de cara, todos enfrentamos as piores facetas da vida uma vez ou outra. Quando perdemos alguém importante, quando somos humilhados, quando as coisas não funcionam da maneira que imaginávamos ou, simplesmente, quando nossa família e/ou os amigos não conseguem nos entender.

Espero que tenham gostado da indicação. Até a próxima!
Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

2 comentários:

  1. Oi Rai,

    Eu não conhecia esse livro até ler sua resenha. Achei mto legal o seu ponto de vista sobre o livro e o que ele pode acrescentar na nossa vida!! Cou colocá-lo na minha lista de indicações.. Tenho tanto aluno adolescente!! Eles vivem me pedindo dicas!! ☺️

    Beijossss,
    Jo - www.curtaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Jo! Esse é um aspecto bem interessante do livro, levar ele além do drama do personagem e contextualizar nos problemas que todo mundo tem. Seus alunos vão adorar!

      Beeijos

      Excluir

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.