Práticas e gostosas, as barrinhas de cereal são ótimas opções para lanches intermediários (da manhã e da tarde) uma vez que se mostram uma boa alternativa naqueles momentos em que a fome bate e é preciso repor um pouco das energias. Infelizmente, apesar de serem rápidas e super práticas, nem todas são completamente confiáveis e saudáveis. Por isso, não dá simplesmente para comprar a primeira marca que aparece pela frente, é preciso conferir o rótulo, se atendo a tabela nutricional e a lista de ingredientes para escolher a melhor opção.
Para quem deseja ter mais segurança ainda, uma saída é aprender como fazer barrinha de cereal em sua própria casa. Dá para fazer várias simultaneamente (economizando tempo e dinheiro), em uma quantidade suficiente para comer em três ou quatro dias, e estocando sob refrigeração.
Essa semana, o iluztres traz 2 opções super bacanas de produção de barras de cereal: um tipo de NÃO VAI AO FORNO e outro tipo de barrinha que VAI AO FORNO.
➽ BARRINHA DE CEREAL QUE NÃO VAI AO FORNO
Lista de ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de amêndoas torradas;
- 1 xícara (de chá) castanha do pará;
- 1 xícara (de chá) castanha de caju torradas;
- 1/2 xícara (de chá) pasta de amendoim;
- 2 colheres (de sopa) de água limpa;
- 12 tâmaras sem caroço;
- 1 colher (de sopa) de semente de abóbora torradas;
- 2 colheres (de sopa) de uvas passas;
Modo de preparo:
Coloque as tâmaras na água de molho por no mínimo 10 minutos. Bata no liquidificador a pasta de amendoim, as tâmaras, a água e reserve. Bata as castanhas de caju, pará e amêndoas. Junte todos os ingredientes triturados em uma tigela, acrescente as uvas passas e as sementes de abóbora. Coloque a mistura em uma assadeira e molde com as mãos (pode-se untar com óleo de coco ou colocar um papel manteiga na assadeira). Leve a geladeira por no mínimo 2 horas. Corte em formatos de barras médias e embale-as com papel alumínio.
➽ BARRINHA DE CEREAL QUE VAI AO FORNO
Lista de ingredientes:
- 2 xícaras (de chá) de aveia em flocos;
- 1/4 xícara (de chá) de gergelim;
- 2 colheres (de sopa rasa) de açúcar mascavo (ou adoçante stévia);
- 2 colheres (de sopa) de mel de abelha;
- 1 xícara (de chá) de amêndoas torradas;
- 1 xícara (de chá) castanha do pará;
- 1 xícara (de chá) castanha de caju torradas;
- 1/2 xícara (de chá) pasta de amendoim;
- 1 colher (de sopa) de canela em pó;
- 1 colher (de sopa) de óleo de coco;
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa tigela até formar uma massa homogênea. Despeje numa forma já untada com um pouco de óleo de coco e modele. Pré aqueça o fogo por 5 minutos a 180C. Asse por 30 minutos em fogo baixo. Espere esfriar e corte em formatos de barras médias e embale-as com papel alumínio.
Mantenha sob refrigeração.
Consumir em no máximo 5 dias.
Ilustração: Pixabay
Beijos da nutri 💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.