1. O intestino delgado tem em média 9 metros de comprimento, o intestino grosso 1,5 metros, mas em compensação, é quase 3 vezes mais largo que o delgado.
3. O abridor de latas foi inventado quase MEIO SÉCULO DEPOIS da invenção das latas de conservas. Isso mesmo, 48 anos de puro sofrimento para abrir latas (se hoje em dia, com a ajuda de um abridor, eu já tomo de 10 x 0 na lata, naquele tempo eu já desistiria de comprar!).
4. Um indivíduo adulto elimina em média 3 litros de água por dia principalmente através da urina, do suor e da respiração. Por isso beber água é tão importante no nosso dia-a-dia, não espere sentir sede para beber água, a sede já é um indicativo de desidratação.
5. Embutidos (salsicha, linguiça, presuntos, carne enlatada, carne seca e etc.) podem causar câncer de colorretal. Isso mesmo, a Organização Mundial da Saúde já emitiu um alerta sobre a relação do consumo rotineiro de carnes processadas com o desenvolvimento de câncer. Para ter acesso ao relatório emitido pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IRAC) sobre o assunto, clique aqui.
6. Não existe uma relação direta entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acnes (mas é sempre bom lembrar que o chocolate (princialmente o ao leite) é um produto que possui grande concentração de gordura, o que pode sim favorecer o desenvolvimento de "espinhas"). Saiba como escolher o melhor chocolate aqui.
7. O músculo mais forte do nosso corpo é o masseter. Esse músculo está localizado na região da boca, e é responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. A explicação para esse "titulo de mais forte" está no fato de que estamos sempre falando e mastigando, consequentemente, exercitamos esse músculo a todo instante, tornando-o forte e resistente.
8. Pimenta pode ser uma ótima aliada para tratar a gastrite. Pimenta pra gastrite? Isso mesmo! A pimenta dedo de moça, por exemplo, tem poder de cicatrização e propriedades funcionais que auxiliam no tratamento da doença. Procure um profissional nutricionista para a adequada utilização.
9. O consumo de Coca-cola pode fazer mal aos ossos. Os refrigerantes de cola dificultam a absorção de cálcio, consequentemente, prejudicam a saúde dos ossos. Além disso, a Coca-Cola está no ranking dos campeões em teor de açúcar que o iLuztres já mostrou aqui.
10. O uso de suplementos vitamínicos podem fazer mal a saúde. Quando consumidos em excesso e sem orientação profissional há riscos de toxicidade, a depender da quantidade, pode levar até a morte. Por isso, nada de ficar se enchendo de "polivitamínicos da promoção" sem uma orientação nutricional.
11. Amendoim e ostras funcionam sim como afrodisíacos. As ostras são consideradas afrodisíacas porque possuem grande quantidade de zinco, mineral que colabora para a formação de testosterona. Já o amendoim, é rico em vitamina B3 que estimula a vasodilatação, provoca a liberação de histamina e aumenta a secreção vaginal, ou seja, a libido. Além disso, o amendoim também possui vitamina E que participa na formação de hormônios sexuais e por isso aumenta o desejo sexual.
12. Em um adulto, o esqueleto representa cerca de 14% do peso corporal total, e metade desse peso é água. Por isso, ficar se pesando em balanças não é uma opção de avaliação corporal confiável. O ideal mesmo é realizar uma bioimpedância ou mensurar seu percentual de gordura por dobras, utilizando um aparelho chamado adipômetro.
13. Adultos podem tomar leite sim. O leite não deve ser excluído da dieta de adultos, salvo em algumas situações como por exemplo, indivíduos intolerantes à lactose ou alérgicos a proteína do leite. A literatura já comprovou que o consumo regular e adequado de leite está associado à prevenção de osteoporose, hipertensão arterial e a melhora do sistema imunológico.
14. Mulheres tem mais facilidade de engordar do que os homens. Para a infelicidade de muita gente, as mulheres tem mais tecido adiposo em sua formação corporal e o metabolismo feminino tente a ficar mais lento do que os dos homens após os 30 anos.
15. Água com açúcar acalma mesmo. Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, fonte de energia, e pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina, o "hormônio do prazer".
Ilustração: Pixabay
Beijos da nutri 💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.