A Vida em Um Dia


Você acorda todos os dias e vai fazer suas tarefas diárias, em algum momento você parou e se perguntou o que estaria acontecendo ao redor do mundo? Somos mais de 7 bilhões de pessoas em um único planeta, cerca de 192 países, diferentes fusos, uma grande diversidade, cada qual com sua rotina, costumes, ideias, pensamentos, crenças... 

A vida em um dia é um documentário que mostra diversas pessoas de diversos lugares do mundo em um único dia, 24 de Julho de 2010, nesse dia eles compartilham um pouco das suas vidas. Vemos como nosso mundo é diverso, divertido, louco e cruel ao mesmo tempo (não exatamente o mundo, mas as pessoas). Mais de 80.000 vídeos foram enviados por usuários do YouTube, para compor esse documentário de 1 hora e 34 minutos que pode ser achado facilmente no Netflix e no YouTube.

Eu achei incrível, porque eu sempre me pergunto o que pode estar acontecendo em outros lugares e, às vezes, eu tenho essa ideia de que o resto do mundo está parado (loucura, eu sei), mas o mundo não gira ao nosso redor, ele não para, as pessoas não param. Cada um tem sua vida, sua rotina, seus pesares, seus momentos de alegria...

No documentário podemos ver pessoas enfrentando doenças, em casa ou em hospitais, um homem viajar o mundo de bicicleta, ser atropelado seis vezes e continuar, famílias vivendo em condições precárias enquanto outras moram em grandes casas com piscinas e lanchas enfeitando na entrada, pessoas longe dos seus entes queridos trabalhando para se manter e/ou a família, um neto contando a sua avó que está namorando outro outro homem, um cara se exibir dentro de um Lamborghini... Presenciamos momentos como o nascimento de bebês, sejam humanos ou de outros animais, uma grande tempestade de raios, o despertar das pessoas para dar inicio a suas rotinas, momentos de esperança e desespero. Essas são algumas das inúmeras coisas que vemos no longa.

Eu confesso que chorei em alguns momentos, de tristeza e de emoção, a trilha sonora colaborou muito para isso também. Músicas incrivelmente tocantes, a fotografia é apaixonante e a edição, Joe Walker meu querido você está de parabéns, pegar 4.500 horas e transformar em um documentário de pouco mais de 90 minutos não é pra qualquer um haha. Claro que o mérito não é só do editor, o que seria da edição sem a direção? Essa ficou a cargo do diretor Kevin Macdonald (O último rei da Escócia), e a produção da Scott Free Productions, produtora dos irmão Tony e Ridley Scott.



Esse documentário nos mostra que mesmo nas nossas diferenças, somos todos iguais. O que eu não consigo entender é, como as pessoas podem odiar uma diversidade tão incrível. Durante o filme fazem umas perguntas e tem uma que diz "Do que você tem mais medo?", e eu tive medo de algumas respostas, porque simplesmente não faz sentido. É a essência humana, pura e simples. Eu acho que todos deveriam assistir, vale muito a pena.

Link para assistir o documentário no YouTube, no canal oficial >> clique aqui <<

Imagens: Reprodução/Divulgação
Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.