Halloween em casa? Seriado é o que não falta!


E o Halloween tá aí, e eu sei que muita gente prefere ficar em casa, que tal algumas dicas de seriado para comemorar a data?


Primeiramente FORA TEMER eu devo avisar que na lista abaixo eu vou evitar vampiros, zumbis, lobisomens e psicopatas, porque sinceramente eu não considero muitas dessas séries terror. Não estou dizendo que são seriados ruins e que não assustam em alguns momentos, só que eu acho que terror não exatamente a base deles e por isso prefiro não incluir aqui (mas se vocês quiserem muito que eu fale sobre algum, deixa nos comentários okay?).


Além da Imaginação/The Twilight Zone (1959)
Twilight Zone trazia o mundo dos sonhos para a televisão, inicialmente com 5 temporadas, teve dois retornos, 1980 com 3 temporadas e em 2002 com mais uma. O projeto inicial (The Time Element) tem o roteiro de Hitchcock sobre um homem que procurar um psicanalista para lhe falar sobre as viagens no tempo que faz enquanto dorme.

Serling é o criador, principal autor e narrador de Twilight Zone, apresentando histórias que davam arrepios e fizeram algumas pessoas perder o sono, mas escritos de forma muito natural. Os roteiristas aproveitavam os temas de ficção cientifica para burlar a censura e argumentar sobe o estado politico e social da época, assim como assuntos filosóficos e morais.

A segunda fase teve, entre seus episódios mais populares, duas histórias de Straczynski, um dos responsáveis pelo sucesso Sense8. A terceira fase veio como uma tentativa de reviver o projeto, mas durou apenas uma temporada. Eu sempre gostei de produções que trazem um lado de terror psicológico e o estilo é muito presente nas temporadas de Twilight Zone.


Supernatural (2005)
Eric Kripke tinha como ideia original um grupo de jornalistas que relatavam histórias sobrenaturais, mas a mão do destino mudou o conceito após a primeira proposta rejeitada, e trouxe os irmãos Winchester. Mesmo depois do projeto ser aceito ele precisou fazer algumas mudanças, questões legais por causa dos nomes, a escolha do carro...

Com 12 temporadas SPN vem acertando e conquistando fãs fiéis ao longo dos anos, com episódios sombrios, divertidos, intensos e nos apresentando a personagens incríveis como o adorável Bobby, o anjo Castiel, o infernal Crowley e a inesquecível Charlie. Monstros, fantasmas, lendas urbanas, palhações, demônios, anjos, apocalipse(s), são tantos... Basicamente Dean e Sam andam por aí morrendo salvando o mundo de perigos sobrenaturais cada vez mais terríveis. Mas todos sabemos que Supernatural na verdade é um negócio de família...

Sou grande fã de SPN, reconheço que algumas vezes os caras se perdem no enredo. Episódios meio nonsense, mas eles são importantes, são como um sinal de que algo ruim está vindo, deixa meu emocional preparado...


American Horror History (2011)
Chegando em sua sexta temporada, ainda é um mistério se Murphy e Falchuck irão revelar algum tipo de ligação entre as histórias e os personagens, algumas pistas são dadas, mas nada de grande confirmado até o momento.

AHS gira em torno de lendas e elementos clássicos de terror, prédios assombrados, fantasmas, médicos loucos, freiras infernais, magia negra, bruxas, etc... Um elenco “fixo” muito bem escolhido, participações especiais e com roteiros bem escritos são os principais motivos para o enorme sucesso conquistado pelas diferentes temporadas.

Eu particularmente gosto bastante da Murder House e Coven, mas me recusei a acompanhar Freaky Show porque detesto palhaços, achei bem desnecessário...


Penny Dreadfull (2014)
Longan e Mendes reuniram alguns dos personagens clássicos das história de terror e fantasia, Dorian Gray, Drácula, Dr. Frankstein, Van Helsing, Dr. Jekyll, seres místicos e também elementos de lendas urbanas como o terrível assassino Jack, o Estripador.

O título faz referências a contos, muitas vezes de terror, que eram vendidos por centavos no século 19 em Londres. Em uma Londres vitoriana Sir Malcolm Murray organiza um grupo para salvar sua filha, que foi levada por um ser das trevas.

As 3 temporadas da série conquistaram muito fãs, o elenco é realmente muito bom, Eva Green é uma atriz incrível. Eu comecei a ver por causa da Billie Piper, que interpreta Brona Croft, confesso que me desanimei com a série lá pelo terceiro ou quinto episódio, não gosto muito de produções psicossexuais que apelam muito, nem de violência exagerada, acho que acaba perdendo o nível do enredo, mas Penny acaba se recuperando em determinados momentos...


Testemunha Paranormal/ Paranormal Witness (2011)
É realmente muito interessante, se você for mais cético pode acompanhar como ficção tranquilamente, mas se você acredita na existência do mundo sobrenatural e sua influência na nossa realidade vai ver tudo com outros olhos. Paranormal Whitness é baseado em depoimentos reais.

Em formato de documentário, os episódios trazem diferentes depoimentos com histórias de fantasmas, possessões, prédios mal assombrados, objetos amaldiçoados e até mesmo abduções e contatos com seres extraterrestres. O lado bom dos depoimentos reais é que por incrível que pareça, eles trazem menos clichês que boa parte dos atuais filmes de terror, o foco não está em sustos previsíveis e personagens padrões, mas sim nas experiências e reações. Com os depoimentos é fácil entender as reações, as motivações das pessoas insistindo em ficar na casa com fantasmas, de fugir pro outro lado do mundo com a família, de ir investigar o barulho estranho no meio do bosque...

Eu gosto da SYFY, suas produções são realmente muito boas. Os filmes são propositadamente toscos ruins, mas as séries e alguns programas/realitys, em sua maioria, são muito interessantes.


EXTRA: Rose Red/ A Casa Adormecida (2001)
O projeto originalmente é uma minissérie em 3 episódios, mas foi lançando no Brasil como um filme dividido em 2 partes e mais de 4h de duração. A mansão Rose Red esconde um grande mistério em torno de eventos que ocorreram no passado, isso chama a atenção de Joyce, uma professora universitária de parapsicologia, que coincidentemente é namorada do último herdeiro da família Rimbauer, donos da mansão. Ela forma um grupo com pessoas que possuem diferentes talentos paranormais e planeja passar algumas noites na casa, para verificar se realmente é assombrada. O plano sai totalmente de controle e todos descobrem que Rose Red esconde bem mais do que um passado trágico.

Eu simplesmente adoro Rose Red, o elenco é maravilhoso e a história é envolvente, são tantos mistérios e revelações que fica difícil perder o foco, você fica tentando colher informações e montar as teorias junto com o grupo na casa. Boa parte disso se deve ao fato de que o roteiro foi diretamente escrito por Stephen King.

King teve muitas obras adaptadas para o cinema e TV: A Mansão Marsten (Salem’s Lot), A Dança do Morte (The Stand), Fenda no Tempo (The Langoliers), O Iluminado (The Shining), Pesadelos e Paisagens Noturnas (Nightmares and Dreamscapes), Sob a Redoma (Under The Dome) entre outros, e alguns novos projetos já estão em andamento para o próximo ano. Porém, Rose Red é um roteiro original, ele escreveu especialmente para a minissérie.


Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.