Brasileiros em Hollywood: Sônia Braga


Sônia Braga é uma atriz brasileira, indicada três vezes ao GLobo de Ouro, duas ao BAFTA, uma ao Emmy e uma ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.

Nascida no Paraná, Sônia Braga começou a atuar aos 14 anos fazendo teleteatros e programas infanto-juvenis no programa Jardim Encantado. Ela se integrou num grupo teatral que se apresentava na região do ABC Paulista e aos 17 anos, estreou numa peça chamada O Marido Confundido - George Dandin. Participou de mais algumas peças até fazer sua primeira aparição no cinema, no filme O bandido da luz vermelha (1968), foi coadjuvante em filmes como A Moreninha (1970) e Cléo e Daniel (1970).


Fez uma novela que nem chegou a ir ao ar, para então debutar na sua primeira novela da Rede Globo, Irmãos Coragem (1970), de Janet Clair. Nos anos seguintes participou de mais duas novelas da autora, Selva de Pedra (1972) e Fogo sobre Terra (1974). Também participou da versão brasileira da Vila Sésamo, um programa infantil que trazia noções educativas para crianças, mesclando educação com diversão. Mas foi apenas ao protagonizar a telenovela Gabriela (1975) que Sônia Braga ficou realmente conhecida.


Seu nome ficou conhecido a nível internacional com o sucesso do filme Dona Flor e seus dois maridos (1977), uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro de todos os tempos. O filme conta a história de uma jovem viúva que perde seu marido Vadinho - interpretado por José Wilker - e logo se casa de novo, com o recatado e pacífico farmacêutico da cidade, Dr. Teodoro Madureira (Mauro Mendonça). Com saudades do antigo marido que apesar dos defeitos era um ótimo amante, acaba causando o retorno dele em espírito, que só ela vê.

Porém, o reconhecimento internacional só veio mesmo em O Beijo da Mulher Aranha de 1985, filme baseado em um romance de Manuel Puig, ela coestrelou ao lado de William Hurt, que venceu o Oscar de melhor ator.



Primeira brasileira a apresentar uma categoria no Oscar, ao lado de Michael Douglas em 1987. Queridinha da crítica, apareceu em mais dois grandes papéis em Hollywood, Rebelião em Milagro (1988), dirigido por Robert Redford e Luar sobre Parador (1988), por esse foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante. Também foi coadjuvante em Rookie - Um profissional do perigo (1990), atuando ao lado de Clint Eastwood e Charlie Sheen. Fez inúmeros telefilmes e minisséries, mas mesmo fazendo papéis coadjuvantes conseguiu ser indicada a mais prêmios, por seu papel em Amazônia em Chamas (1994), um telefilme produzido pela HBO, foi indicada Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em televisão e ao Emmy Awards de melhor atriz coadjuvante em Minissérie.


Sônia Braga e Clint Eastwood no filme Rookie (1990)
Foi indicada ao prêmio Bravo do National Council of La Raza em 1995, por seu papel na minissérie Streets of Laredo, exibida pela rede CBS. No mesmo ano estrelou o filme britânico Two Deaths, dirigido por Nicolas Roeg, ela e Michael Gambon nos papéis principais. Em 1996, Sônia estrela o tão conhecido Tieta do Agreste. Contando a história de Tieta, que retorna a sua terra natal, a pequena Santana do Agreste, após 25 anos de ausência, causando certa apreensão na família, uma vez que Tieta saíra escorraçada pelo pai.

Nos anos 2000, participou de vários programas e séries americanas como: Sex and the City (2001), Law & Order (2003), Ghost Whisperer, CSI: Miami (2005) e no seriado American Family da PBS. Foi mãe de Jennifer Lopez no filme Olhar de Anjo (2001), trabalhando juntas de novo em Cidade do silêncio (2006), com Antônio Banderas e Martin Sheen também integrando o elenco. Fez parte do elenco de Um Amor Jovem (2006), filme dirigido e escrito por Ethan Hawke. Também foi mãe de Jessica Alba no filme Matemática do Amor (2010).

Atualmente Sônia está na série da Netflix, Marvel's Luke Cage. Estrelou Aquarius, filme franco-brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, que estreou em setembro. Por sua performance no filme, foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, e venceu os prêmios de atuação feminina no Festival Biarritz Amérique Latine e no Festival de Cinema de Lima, no Peru. O longa era favorito para concorrer a disputa para uma indicação a categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2017, mas o escolhido foi o filme Pequeno Segredo.



O filme conta a história de Clara, moradora de um apartamento localizado na Avenida Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessados em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Sônia Braga tem uma grande carreira, tanto nacional quanto internacional, já foi considerada sex symbol e foi até comparada com a atriz Sophia Loren, por sua grande sensualidade nos seus papéis. Para quem não sabe, ela é tia da, também atriz, Alice Braga (minha queridinha!), que breve estarei falando aqui.
Que venham mais filmes, séries e muitas outras indicações a prêmios e que seu sucesso vá ainda mais longe!

Imagens: Reprodução/Divulgação
Fonte: Wikipédia
Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.