Foto: Reprodução | +Hacksaw Ridge Movie |
CONHEÇA OUTROS FILMES INDICADOS A MELHOR FILME NO OSCAR 2017:
O filme é baseado na vida de Desmond Doss (Andrew Garfield), jovem pacifista e cristão adventista do sétimo dia. Seu pai Tom Doss (Hugo Weaving), um ex-soldado que serviu o país na Primeira Guerra Mundial e não se conforma de ter perdido seus companheiros em uma missão de guerra e desconta seu remorso através do vício com bebidas alcoólicas e proíbe seus filhos a se alistarem. Os meninos, que não têm nenhum problema em desafiar o pai quando ele abusa da mãe, Bertha (Rachel Griffiths), desafiam-no novamente. O irmão de Desmond, Hal (Nathaniel Buzolic), se alista logo após os acontecimentos em Pearl Harbor. A partir do momento em que Doss tem o primeiro contato de salvar a vida de alguém, o jovem começa a ter uma fixação em se tornar médico e recebe uma ajuda da sua amada, a enfermeira Dorothy Schutte (Teresa Palmer). Ao se alistar ao exército, durante a Segunda Guerra Mundial, encadeou uma briga particular com a Força do Exército dos EUA com o intuito de ser um objetor de consciência na linha de frente de um grupo missionário, sem a menos usar uma arma e e jura tão veementemente entrar em combate como um médico.
Foto: Reprodução | +Hacksaw Ridge |
O primeiro ato do longa se apresenta como objeto de apresentação de seus personagens, assim como o treinamento de Doss e sua equipe deixando o clímax e a tensão da batalha de Okinawa apenas nos momentos finais, algo já visto em clássicos do gênero como Nascido para Matar (1987) e até mesmo O Resgate do Soldado Ryan (1998). Gibson dirige com sinceridade e conhecimento principalmente no último ato representando seu merecimento a sua indicação ao Oscar. O roteiro é de Robert Schenkkan (conhecido por escrever o roteiro da série The Pacific) e Andrew Knight que escavam clichês passando claramente em se aprofundar na dramaticidade dos fatos anteriores da escalada em Hacksaw. Andrew Garfield, no melhor desempenho de sua carreira até então, em sua excelente entrega física e emocional e merecida indicação ao Oscar.
Foto: Reprodução | +Hacksaw Ridge Movie |
Surpreendentemente, são as cenas da batalha no qual Gibson e o diretor de fotografia Simon Duggan que recusa a se afastar das duras realidades da guerra à terra com uma estrondosa edição de som a meio de tiroteios e a sonoplastia. O declive rochoso de que o filme toma seu título é a fortaleza japonesa que o batalhão de Desmond deve destruir antes que possam tomar Okinawa. Gibson captura a carnificina de tela em cenas mais brutais e sangrentas desde seu próprio Coração Valente. E é aqui que Desmond, ficando para trás enquanto suas tropas são forçadas a se retirar, retorna repetidamente em meio a balas, bombas e explosões de granadas, para arredondar soldados feridos, 75 ao total, e baixá-los por corda abaixo da crista ainda vivos e com segurança.
Hacksaw Ridge (Até O Último Homem) é o filme que prova que graças a algumas das maiores cenas de batalha já filmadas, Gibson mostra mais uma vez seus incríveis dotes de cineasta, capaz de justapor selvageria com dolorosa ternura.
Direção: Mel Gibson
Roteiro: Andrew Knight e Robert Schenkkan.
Elenco: Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey, Teresa Palmer, Hugo Weaving e Rachel Griffiths.
Música: Rupert Gregson-Williams.
Distribuição: Summit Entertainment | Diamond Films
Minha Avaliação: | 4,0 | Muito Bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.