''Estrelas Além do Tempo'' | Filme conquista o público por sua narrativa.

Foto: Divulgação  | +Hidden Figures  | +Fox Film do Brasil 
Em meados do início dos anos 60, em plena Guerra Fria, a NASA empregava calculistas para conferir inúmeros cálculos de forma manuscrita para auxiliar os cientistas e engenheiros no programa que tinha o intuito de competir em meio a uma corrida espacial contra o programa soviético. A intenção do projeto Mercury era pôr em órbita o primeiro homem americano, John Glenn e entre outros que se arriscariam a tal feito. Entre esses calculistas, uma parcela era composta por mulheres que durante a segunda guerra mundial começaram a ser recrutadas afim de aumentar a mão de obra. E, entre essas mulheres havia um singelo grupo de mulheres negras, que trabalhavam em um campus dentro da NASA localizado em Langley na Virgínia. 

CONHEÇA OUTROS FILMES INDICADOS A MELHOR FILME NO OSCAR 2017: 

A trama, baseado no livro biográfico e homônimo de Margot Lee Shetterly, narra os acontecimentos da vida de três mulheres, Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson) uma matemática brilhante, mãe de três filhas e viúva, Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) uma matemática, mãe de quatro filhos  e sonha em um cargo como supervisora de seu setor e Mary Jackson (Janelle Monáe) que além de matemática tinha vocação para a engenharia aerospacial. 


Embora o foco do filme seja sobre a vida de Katherine e sua longa jornada para ter reconhecimento em seu trabalho na base principal de cálculos da NASA dominado por homens brancos e chefiados pelo Al Harrison (Kevin Costner), somos apresentados aos subtramas envolvendo as outras personagens. Dorothy apresenta-se a mais centrada do trio de amigas e a assumidamente mais devota a conquistar o seu tão sonhado cargo como supervisora, entretanto há sempre um empecilho vindo de Vivian Michael (Kirsten Dunst) que desabilita todas as suas chances apenas por uma questão racial. Entretanto Mary é uma mulher ambiciosa porém desvalorizada em sua profissão tendo que provar para o sistema de estudo acadêmico que é sim possível uma mulher negra forma-se como engenheira aerospacial. 

A direção do longa ficou por conta do Theodore Melfi, que teve sua estreia com a comédia Um Santo Vizinho (2014).  Melfi apresenta em sua direção os mesmos mecanismos de filmes do gênero, enaltece as cenas dramáticas e se perde com as repetições desnecessárias de algumas sequências. A cinematografia e a fotografia com suas paletas de cores coloridas combinam perfeitamente com o figurino e a simpatia de suas protagonistas. E a trilha sonora que engaja mais dinamismo as cenas é composta pela estreia do músico Pharrell Williams que fraciona a canção Runnin' nas cenas em que a Katherine precisa ir ao banheiro destinado a pessoas negra no campus e  fica distante a sua base.


''Hidden Figures'' (Estrelas Além do Tempo) é um filme que conquista o público por sua narrativa e expõe temas ainda presentes nos dias de hoje como conflito de classes e racismo. Entretanto falta um pouco mais de criatividade para o seu desenvolvimento já que toma rumos graciosos. Kevin Costner está absolutamente bem em seu personagem e em que logo criamos simpatia a sua dedicação, o mesmo feito para Octavia Spencer que merece destaque por sua dominação em cena. Em resumo, é um filme necessário apesar dos deslises de direção que dá visibilidade a essa história verídica de mulheres que dedicaram as suas vidas para projetos ambiciosos e revolucionários.


Direção: Theodore Melfi
Roteiro: Allison Schroeder e Theodore Melfi
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons.
Música:  Hans Zimmer , Pharrell Williams e Benjamin Wallfisch.
Distribuição: Estados Unidos 20th Century Fox  | Brasil Fox Film do Brasil
Minha Avaliação: 4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas. | 4,0  | Muito Bom.
Victor Luís | @_victo
Victor Luís | @_victo

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Um comentário:

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.