Páscoa sem culpa: quem disse que chocolate não pode?


Você sabia que "chocolate" é um termo grego que significa "alimento dos deuses"? 
Definitivamente, não é preciso resistir ao chocolate, basta consumi-lo com bastante equilíbrio e moderação, escolhendo sempre a opção mais saudável.

[Sim, o chocolate certo, na quantidade certa, pode agregar mais benefícios à sua saúde do que você imagina!]

Separei algumas das perguntas mais frequentes sobre chocolate que sempre aparecem em consultório: 

➽ COMO ESCOLHER O MELHOR CHOCOLATE?
O primeiro ~e mais importante~ passo para a escolha do chocolate ideal é a LEITURA DO RÓTULO (isso vale para todos os alimentos industrializados!). Os ingredientes são colocados em ordem decrescente, o que significa que os primeiros componentes apresentados são os de maior concentração na composição do produto. Por isso, se o primeiro ingrediente for “AÇÚCAR”, você já sabe que deverá descarta-lo das suas opções de consumo. Opte pelos que contenham “CACAU” como primeiro ingrediente. As versões com mais de 70% de cacau possuem maiores quantidades de nutrientes, além de serem bem menos calóricas e terem menos açúcares. Assim, quanto maior a porcentagem de cacau no produto maior será as concentrações de antioxidantes, flavonoides, polifenois, vitaminas e minerais dentre os muitos benefícios do consumo destes nutrientes, estão: prevenção de doenças relacionadas ao coração, retardo do desenvolvimento de câncer, além da melhora do humor. 😍

➽ E O CHOCOLATE BRANCO, PODE?
Infelizmente, o chocolate branco (queridinho de muita gente ~inclusive eu~) deve ser riscado da lista de opções ideais de consumo, uma vez que, o chocolate branco possui em sua composição elevadas concentrações de gordura e quase nenhum benefício para a saúde. Na verdade, chocolate branco nada mais é que uma mistura de manteiga de cacau com leite e açúcar. Se você não resiste de jeito nenhum, pode escolher as opções menos prejudiciais à saúde na versão light. Que possuem redução de no mínimo 25% em algum ingrediente, sem a adição de outros. Mas tenha em mente que "chocolate branco" NÃO É CHOCOLATE. 

➽ QUAL A QUANTIDADE DE CHOCOLATE COM ALTO TEOR DE CACAU POSSO COMER?
Depende, cada indivíduo é único e as quantidades variam muito, tudo vai depender do seu objetivo corporal e da sua individualidade biológica. Mas, pode-se dizer que em média 2 a 3 quadradinhos de uma barra de chocolate amargo com concentração de cacau acima de 70% (cerca de 15 a 20g) é a quantidade máxima por dia para um indivíduo adulto. 

CHOCOLATE DIET É MENOS CALÓRICO QUE O "NORMAL"?
NÃO! Pelo incrível que possa parecer, as opções diet nem sempre são as melhores opções de consumo para indivíduos que não possuem nenhum tipo de problema de saúde. A palavra diet lembra "dietético", ou seja, tal produto é voltado para o público que precisa da isenção de algum nutriente no produto. No caso, o chocolate diet pode até ser isento de açúcar, mas para o gosto continuar atrativo a indústria adiciona o dobro de gordura no produto, resultando num aumento da caloria. Assim, o chocolate diet pode ser tão rico em calorias quanto um chocolate comum. Ou seja, se você está pensando em emagrecer sua opção NÃO É DIET. Escolha sempre as opções acima de 80% cacau. 

Chocolate é muito gostoso, dá energia, faz bem a saúde mental e física, mas acima de tudo demanda equilíbrio. Escolha a melhor opção e coma sem culpa. 
Parafraseando a famosa frase de D. Pedro de Alcântara: "Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, digam ao povo que fico CHOCOLATE PODE SIM."
Image and video hosting by TinyPic
 Beijos da nutri,


Imagens: Pixabay
Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.