Mulheres do Cinema Global


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - que foi na quinta (8) - escolhi 12 atrizes, entre nacionais e internacionais, do cinema que eu gosto e admiro. Foi muito difícil fazer essa lista, porque só pude colocar essas - a intenção nem era colocar essa quantidade, mas acabou não dando pra colocar mais, ainda sinto que estou sendo injusta com várias. Algumas dessas atrizes são conhecidas da maioria, outras nem tanto ou nem um pouco. Sigamos para a lista:

Fernanda Montenegro

Não dava pra fazer uma lista de atrizes e não colocar essa mulher, ela é simplesmente uma das melhores atrizes brasileiras de todos os tempos. Sem mencionar seu trabalho na TV e nos palcos, vale sempre lembrar que ela foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme Central do Brasil (1998), um filme bem emocionante e que super recomendo a quem não assistiu. Outros filmes com ela no elenco que eu também recomendo são O auto da compadecida, Olga, Amor em tempos de cólera - uma breve participação como a mãe do personagem de Javier Bardem - e O tempo e o vento. Tem outros, mas não vi, não posso opinar.


Alice Braga

Quem me conhece sabe que toda vez que for pra falar de mulher no cinema, eu sempre vou mencionar Alice, porque eu simplesmente amo e admiro essa mulher. Ela sempre diversifica nos seus papéis e nos gêneros de filmes que faz, sempre buscando fazer coisas diferentes. Faz filme em português, inglês, espanhol e se necessário fala até italiano. Seus filmes brasileiros mais comentados são Cidade de Deus e Cidade Baixa. Filmes que recomendo, todos Eu sou a lenda, Ensaio sobre a cegueira, Repo Men, O ritual e Na estrada. Tem outros que eu assisto, mas na minha opinião não valem ser mencionados aqui, não são ruins, mas prefiro esses que citei. Atualmente ela faz uma série chamada Queen of South do canal USA Network, que já vai em sua segunda temporada e onde é protagonista.


Michelle Yeoh

É uma atriz e bailarina malaia, mais conhecida por suas participação em filmes chineses de artes marciais e como bond girl no filme 007 O Amanhã Nunca Morre. Conheço poucos filmes dela, mas os poucos que vi foram suficientes para eu admirar essa mulher como atriz. Com o sucesso do filme de James Bond e de outro filme com sua participação, O Tigre e o Dragão, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2000, Michelle virou uma celebridade mundial. Pra quem vê ela lutando nos filmes de ação, saiba que ela não é especialista em artes marciais, foi a dança que a ajudou com isso. Outros filmes com ela que eu gosto: Memórias de uma Gueixa, O mestre das armas e O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino. Atualmente ela está na série Star Trek: Discovery.


Priyanka Chopra

Essa é um tanto quanto recente, fiquei fã dela em 2015 assistindo filmes indianos. É uma das melhores atrizes da Índia atualmente, na minha humilde opinião. Foi uma das poucas que não conheci em filmes americanos. Ela é bem nova, mas já tem muitos filmes, afinal Bollywood é uma das maiores industrias cinematográficas do mundo, faz tantos ou mais filmes que Hollywood em um ano. E quando um artista fica querido lá, eles abusam. Essa lindeza da vida já foi Miss Mundo em 2000. Mas o que ela faz de melhor é atuar e dançar, então aqui lá vai umas indicações: Kaminey, Teri Meri Kahaani, Barfi! - sua melhor atuação até agora, na minha opinião -, Gunday, Mary Kom e Bajirao Mastani. Ela também tem trabalhos internacionais, como a série Quantico do canal ABC, onde é a protagonista e é a vilã do filme Baywatch, ta maravilhosa, porém não recomendo o filme.


Whoopi Goldberg

Eu cresci vendo essa mulher na sessão da tarde, não tinha como deixar esse ícone de fora. Ela é simplesmente a atriz negra americana de maior sucesso na história de Hollywood. Alguém tem dúvidas? E uma das minhas favoritas até a morte! Eu vou citar os filmes, mas eu duvido que tenha alguém não tenha sequer ouvido falar de um deles ou  todos. Ghost, Mudança de Hábito, Feita por Encomenda, O Rei Leão, Os Batutinhas, Corina, Uma Babá Perfeita, Bogus - Meu Amigo Secreto, Nas Profundezas do Mar Sem Fim, Tá Todo Mundo Louco... Até filme com Jack Chan essa mulher já fez. A lista é longa, mas só vi pouco mais que isso. No entanto, já é o suficiente pra eu amar essa criatura.


Natalie Portman

Pra quem não sabe, Natalie é israelense, mas mudou-se para os EUA aos três anos de idade. Porém o fato de ela estar nessa lista não é por isso, mas sim porque ela é uma mulher/atriz incrível. Confesso que só me conquistou de fato depois que assisti o filme que ela dirigiu, De amor e trevas. Não que eu não gostasse antes disso, claro que gostava, mas passei a admirá-la mais. Muitas pessoas elogiam O profissional, primeiro filme da sua carreira, no entanto ainda não vi esse, então meus filmes favoritos com ela são - além do que já mencionei com a direção e roteiro dela - Closer, V de Vingança, A Outra e Cisne Negro (filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2011).


Elena Anaya

Elena se tornou uma das minhas atrizes favoritas depois que assisti A pele que habito. Seu rosto super familiar me fez procurar por mais filmes e eis a surpresa, eu já a tinha visto nos filmes de língua inglesa Van Helsing, Eu e as mulheres, Meus dias no Cairo e Quarto em Roma, fora o filme Alatriste que vi há tanto tempo e só muito tempo depois descobri que era uma produção espanhola. Infelizmente ela não tem o destaque que merece, como por exemplo, sua personagem no filme Mulher Maravilha. Fiquei feliz em saber que ela estaria no filme, mas sua personagem, apesar de ter certa importância, não teve tanto destaque. Além desses filmes que mencionei, recomendo também Todos Estão Mortos, um ótimo drama.


Emma Thompson

Emma também é uma das atrizes que fiquei fã há não muito tempo. Já a tinha visto em alguns filmes, porém não lembrava. Foi só depois que assisti Razão e Sensibilidade, adaptação do romance da autora Jane Austen (minha favorita) que prestei de fato atenção nela. Ela é considerada uma das melhores atrizes britânicas da sua geração e não nenhum exagero, a mulher é um talento ambulante, uma das pessoas mais doidas que já vi na vida (nas entrevistas, claro). Emma está naquele filme tenso do Arnold Schwarzenegger no qual ele engravida e nós já vimos passar inúmeras vezes na sessão da tarde e é uma das professoras do Harry Potter na franquia. Meus filmes favoritos com ela são Planeta do Tesouro (só a voz, porque é uma animação), Simplesmente Amor, Nanny McPhee, Pegando Fogo e A Bela e a Fera. Fora O bebê de Bridget Jones, no qual ela foi roteirista. Mas ela tem filmes melhores que esses que eu citei, só não assisti ainda.


Lupita Nyong'o

É uma atriz queniano-mexicana. Foi a primeira atriz queniana e a primeira atriz mexicana a ganhar um Óscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme 12 anos de escravidão, seu primeiro papel de destaque. Ou seja, já chegou ganhando prêmio e os corações dos cinéfilos. É uma ótima atriz e está em ascensão, ainda com poucos trabalhos no currículo. Ela está nos novos filmes da franquia Star Wars, mas nem da pra reconhe-la, pois ela empresta sua voz e movimentos para uma personagem feita de CGI. Para ver mais de Lupita, tem os filmes Sem escalas, Rainha de Katwe e Pantera Negra.


Bae Donna

A queridinha das irmãs Wachowskis hahahaha digo isso porque depois que ganhou reconhecimento internacional, trabalhou com as diretoras em A Viagem, O destino de Júpiter e na série da Netflix, Sense8 (Sun melhor personagem 💝). Seus demais trabalhos são em sua grande maioria coreanos, que infelizmente ainda não assisti, mas brevemente resolverei isso. E não, ela não virou uma das minhas queridinhas apenas por causa de sua personagem em Sense8, mas teve uma grande influência. Tem uma série muita boa dela na Netflix, Strangers. Como sempre, uma kick-ass woman!


Rinko Kikuchi

Rinko é uma atriz japonesa, outra que só conheci infelizmente através dos filmes americanos. Vi apenas três filmes de sua filmografia: Babel, Conspiração Xangai e Circulo de fogo. Mas ela me conquistou mesmo foi em Babel, onde ela interpreta uma adolescente muda, logo no primeiro filme dela que eu vi. Ainda pretendo assistir os filmes japoneses que ela está e o que ela dirigiu. Ela volta no elenco da sequência de Circulo de Fogo, que estreia esse mês nos cinemas.


Audrey Tautou

E pra finalizar, minha francesa amorzinho, eterna Amélie Poulain. Primeiro filme que a vi foi O código Da Vinci, depois O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e foi onde eu me apaixonei por sua fofura. Fui atrás de outros filmes e entre eles assisti Albergue Espanhol, Amar... Não Tem Preço, Coco Antes do Chanel, A Delicadeza do Amor, Therese D. e  O Enigma Chinês. Sendo Amélie, Coco e Therese D. meus grandes favoritos. Mas indico todos! Outro fator para eu ser fã dela, em entrevista ela disse:; "Sou uma atriz francesa. Não estou dizendo que nunca mais trabalharei em um filme que fala inglês, mas minha casa e minha carreira estão na França. Eu nunca me mudaria para Los Angeles". Até porque o cinema francês se garante, beijos!



***

Então é isso aí, essas são ALGUMAS das minhas queridinhas do cinema, tem vaaaaaaaaaaaaarias outras, mas eu não queria fazer uma lista muito grande, então tentei diversificar o máximo que pude. Comentem suas atrizes favoritas também, é sempre bom conhecer artistas novos.

Mulheres, nosso dia é todo dia, sigamos na luta por respeito! #MeDêRespeito

Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.