Resenha: Homem-Aranha: De Volta ao Lar


Não há tio Ben.  Não há uma luta livre maluca.  Não há nenhum Osborn.  Não há Mary Jane ou Gwen Stacy ou J. Jonah Jameson. Ninguém diz que "com grandes poderes vem grandes responsabilidades". E, mesmo assim, sem nenhum desses elementos que parecem essenciais para a ideia de um filme de ''origem'' do Homem-Aranha. Entretanto, o sexto filme agora uma parceria da Sony com o universo já estabelecido pela Marvel Studios e com o subtítulo ''De Volta ao Lar'' parece que chega ao cerne do seu personagem de maneira mais imatura. Uma lição de aprendizados do então adolescente Peter Parker. 

O filme abre com um resumo breve e inteligente desta introdução do  herói de 15 anos de idade em Berlim, nos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil. Vários meses depois, Peter Parker (Tom Holland) foi deixado a seus próprios recursos pelo seu superintendente Tony Stark (Robert Downey Jr., que aqui é um mero coadjuvante, ao contrário do que se julgava no marketing do filme). Peter implora Tony por um lugar nos Vingadores; Tony implora a Peter que o deixe sozinho e permaneça sendo o "O melhor amigo da vizinhança" por um bom tempo. 

Sony Pictures: Spider-Man:  Homecoming.


Enquanto Peter prepara-se para uma competição acadêmica de Decathlon com seu melhor amigo e o melhor alivio cômico do filme, Ned (Jacob Batalon), o jovem se apaixona perdidamente por Liz (Laura Harrier), ele também começa a investigar uma série de crimes envolvendo armas de alta tecnologia. A trilha leva a uma equipe liderada pelo implacável Adrian Toomes (Michael Keaton), que usa tecnologia extraterrestre roubada para criar armas avançadas para serem vendidas no mercado negro (e usa também para construir um  ótimo wingsuit que o torna o Abutre).

Peter tenta alertar a Tony Stark (e o seu assistente Happy, interpretado por Jon Favreau) para levá-lo e a ameaça do Abutre a sério. Quando eles se recusam, cabe a ele parar os vilões, porque quando algo, algo é ótimo demais. Se o filme comete um grande pecado, ele está superando: acabei de passar dois longos parágrafos descrevendo o enredo e nem sequer mencionar a tia May de Peter (Marisa Tomei) ou o diferenciado Flash Thompson (Tony Revolori) ou até mesmo Michelle, um membro particularmente divertido e desinteressado da equipe de Decathlon da escola jogou com sagacidade seca e impressionante "time" da atriz Zendaya.

O problema não é que nenhum desses personagens seja ruim; O problema é que a maioria deles são fantásticos para ''De Volta ao Lar'', que funciona em 133 minutos e não tem espaço suficiente para todos eles. O filme trabalha muito para colocar Homem-Aranha no Universo cinematográfico Marvel e todas essas conexões fazem sentido para um filme sobre um estranho com grandes sonhos de super-heróis. Mas o filme faz muito pouco com Tony e Happy, e suas cenas supérfluas vêm à custa dos personagens de apoio mais interessantes. Espero que Tomei e Zendaya consigam aparecer mais na possível sequência. 

Porém, o filme tem dois atores fantásticos no seu centro: Holland e Keaton sustentam muitos suas cenas fora de seus trajes, - um adolescente jovem e exuberante contrasta perfeitamente com o empresário cínico cansado do mundo, que foi abatido por um sistema capitalista fraudado. Ambos os homens estão desesperados pela aprovação e poder de Tony Stark; Ambos estão desesperados para provar o seu valor para uma sociedade que os considera supérfluos. Seus objetivos e atitudes semelhantes tornam-se oponentes interessantes, e o roteiro (por uma equipe de seis escritores, incluindo o Watts), é construído para um confronto lento em um carro que provavelmente é a cena mais tensa de qualquer filme do Homem-Aranha até hoje.

Sony Pictures: Spider-Man:  Homecoming
As várias peças de ação são sólidas e realmente diferentes dos filmes anteriores do herói; Ao invés de balançar através de Manhattan perseguindo carros ou resgatando civis, O Aranha do Holland termina em cima do Monumento de Washington e no convés de um Ferry de Staten Island. Os elementos visuais mais impressionantes de Watts, no entanto, são muito mais simples do que essas coisas. No início do filme, Tony Stark adverte Peter Parker para manter seus pés "no chão", e, no entanto, uma cena após a outra o arrasta cada vez mais alto no ar (como a seqüência do Monumento de Washington). A imagem mais significativa em todo o filme é um tiro simples de Peter Parker andando por um conjunto de escadas. Quando está no filme, esse ato simples (e seu enquadramento simples) resume tudo sobre a jornada do personagem.

O diretor de fotografia Salvatore Totino é muito mais propenso a diminuir o Homem-Aranha no quadro, colocando-o no fundo distante, como quando ele tenta perseguir alguns bandidos através dos subúrbios e, sem qualquer lugar para atirar em suas redes, se torna uma pequena figura na distância que atravessa um campo de golfe. Peter Parker de ''De Volta ao Lar'' é o pequeno peixe proverbial no grande lagoão, e sem chamar muita atenção para ele, Watts constantemente o mostra enrolando as coisas: tropeçando em seus próprios pés, sendo golpeado em ônibus por bandidos e causando incontáveis ​​quantidades de danos materiais. Não é que este Peter não acredita em responsabilidade, ele simplesmente está tentando.


Homem-Aranha: ''De volta ao Lar'' é um retorno aceitável do herói mais querido do universo Marvel , com um elenco incrivelmente simpático, um vilão convincente e com um justificativa plausível de vilania.  Bem-vindo a casa, Peter!



Resultado de imagem para homem-aranha de volta ao lar cartaz
Avaliação do Crítico:
4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas.4.5 de 5 estrelas. | 3,2 | Bom
FICHA TÉCNICA 
Direção: Jon Watts

Roteiro: Jonathan M. Goldstein, John Francis Daley, Jon Watts, Christopher Ford, Chris McKenna e  Erik Sommers.

Elenco: Tom Holland, Robert Downey Jr., Marisa Tomei, Zendaya, Michael Keaton, Jacob Batalon, Laura Harrier, Donald Glover, Tony Revolori e Bokeem Woodbine.

Fotografia: Salvatore Totino

Distribuição: Sony Pictures







Victor Luís | @_victo
Victor Luís | @_victo

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.