DEVILMAN: uma obra de Go Nagai


A Netflix deu um grande presente para os fãs de animes já no inicio de 2018. Devilman Crybaby é uma adaptação da obra de Go Nagai (1972), 10 episódios que apresentam muito bem a origem e o sofrimento do Homem – Demônio Akira/Amon.



Go Nagai e o Demon Lord Dante
Nagai mudou sua visão sobre a vida após um problema de saúde quando era jovem e decidiu que iria fazer algo para ser reconhecido: escrever mangás. Iniciando a carreira em 1967, é possível encontrar grandes semelhanças em seus trabalhos, temas e elementos frequentes que servem como referência ou até mesmo ligação entre uma obra e outra. A maior parte de sua obra segue os estilos ficção cientifica, fantasia, terror e erotismo. Nagai é tido como o criador do conceito de super robô e desenhista do primeiro mecha (robô gigante, controlado ou não por humanos), em Mazinger Z (1972). Ainda criança o autor se tornou fã e é influenciado até hoje pela arte de Gustave Doré, ilustrador de A Divina Comédia de Dante, e do famoso mangaká Osamu Tezuka.

Demon Lord Dante(1971) foi um dos grandes trabalhos de Nagai, publicado pela Bokura Magazine, da editora Kodansha. A revista foi cancelada dando um fim abrupto a história, porém em 2002 Nagai retomou seu trabalho e lançou em paralelo um anime.

No mangá vemos um ser extremamente poderoso,que se intitula por Deus, atacar os habitantes de Sodoma por não aceitarem servi-lo, o ódio fez a população evoluir para poderosos demônios. Um deles, Dante, tentou lutar diretamente contra o deus, mas acabou sendo aprisionado no Himalaia. Anos depois o jovem Ryo está tendo pesadelos horrendos. Durante uma viagem nas montanhas é transportado para o Himalaia onde se sente obrigado a libertar Dante, o demônio absorve o corpo de Ryo e retorna ao mundo para se vingar do deus. O anime vai ainda mais longe, trazendo novas informações, personagens e elementos. A história original foi remodelada algumas vezes e serviu de base para os outros grandes sucessos Mazinger Z e Devilman.


O Devilman (1972)
O mangá original é considerado como uma  obra  influenciadora, servindo de inspiração para grandes sucessos como Evagelion.  Com o sucesso de Demon Lord Dante, o estúdio de animação Toei teve a idéia de lançar algo semelhante, mas com um herói central mais humanizado, Nagai então surgiu com um novo conceito de “mal x mal” e criou uma nova historia com conteúdo mais adulto. Devilman foi publicado por uma nova revista da Kodansha, cerca de um mês antes do lançamento do anime. Desde então foram realizadas diversas adaptações e reformulações para mangá, anime e filmes, incluindo live action.

Akira Fudo é um garoto tímido e sem grandes habilidades, ele mora com a família Makimura após perder os pais em um acidente. Certo dia Akira é visitado pór seu melhor amigo, o jovem Ryo, que vai em busca de ajuda. Seu pai morreu misteriosamente, após encontrar uma máscara em um templo Maia, durante sua pesquisa para provar a existência de demônios que habitavam a Terra no período pré-histórico.

* O conteúdo abaixo contém spoiler*

Ryo revela que a máscara na verdade é o fóssil de um dos demônios e que eles estão tentando retomar o poder. Seu plano é combater os monstros se tornando um deles, porém apenas pessoas com o coração puro são capazes de se transformar, por isso precisa de Akira. Após enfrentarem um desses demônios o rapaz aceita participar do plano. Ryo leva o amigo para uma boate, onde está acontecendo uma festa ilegal.Lá inicia um massacre,  e essa agressividade serve como convite para que demônios invadam seus corpos e destruam tudo. Akira acaba sendo possuído por Amon, poderoso demônio conhecido como a Besta do Inferno, porém consegue controlar a possessão e se transforma em um Homem – Demônio.

A personalidade de Akira absorve a agressividade e auto confiança de Amon e o garoto muda de comportamento. Akira e Ryo batalham contra demônios que tentam aniquilar a humanidade, mas tudo sai do controle quando Ryo trai o amigo revelando ao mundo que Akira é um homem demônio e os sobreviventes se voltam contra Akira e qualquer um que o proteja. Akira vê seus amigos e o amor de sua vida Miki Makimura serem despedaçados pelas pessoas e questiona quem de fato são os demônios, quem de fato pratica o mal. Akira, desolado, descobre que o amigo Ryo na verdade é a encarnação de Satan e que tudo aquilo é um plano para dominação da Terra contra Deus, que o baniu ao defender os demônios (base com referência de DLD). Algum tempo depois Akira reuniu um exército de homens demônios, que como ele, mantiveram a consciência humana, e vão ao encontro do exército de demônios de Ryo/Satan.
***


* O conteúdo abaixo contém spoiler*

Diferenças na apresentação da trama
Na adaptação, Nagai trabalhou em parceria com Masaki Tsuji, com 39 episódios. O anime de 1972 possui um conteúdo mais leve, com mais humor e um final mais feliz para o jovem Akira, assim como novos personagens e interpretações diferentes. Amon possui o corpo de Akira logo após matar o jovem e seu pai em uma montanha no Himalaia, porém o demônio acaba esquecendo sua real missão de destruição ao ir morar na casa dos Makimura e se apaixonar por Miki. O líder dos demônios envia um exército para eliminar a jovem, despertando a ira do homem demônio que faz de tudo para defender a amada. No anime de 72 Satan não é revelado e o líder dos demônios aparece sempre como uma sombra que se assemelha a figura do Demon Lord Dante.
 ***

O Devilman Crybaby da Netflix
Com alguns pontos diferentes, a adaptação de Masaaki Yuasa com apenas 10 episódios, é mais próximo do mangá original que o anime de 72. No inicio vemos flashbacks do inicio da amizade entre Akira e Ryo, também temos uma amostra de sua afetuosa relação com Miki Makimura, somos discretamente informados de assassinatos violentos e misteriosos que estão acontecendo pela cidade e suas ligações com “festas proibidas”. Em um dos muitos momentos defendendo a honra de Miki, Akira é surpreendido pela chegada do amigo Ryo que pede sua ajuda para solucionar o questionável suicídio de seu orientador no meio da Amazônia. Ryo conta a Akira sobre os demônios e diz que precisa de sua ajuda para derrotá-los, acreditando incondicionalmente no amigo, Akira é levado para uma festa chamada Sabbath, repleta de drogas, violência, nudez e sexo.

* O conteúdo abaixo contém spoiler*

Assim como no mangá, Ryo inicia um massacre, explicando que para atrair os demônios é preciso ter sangue, uma horda de monstros começa a possuir e matar as pessoas da festa até que Amon possui Akira, que resiste e acaba se tornando um homem demônio, concluindo com sucesso o plano inicial de Ryo. Daí em diante a história se desenvolve de modo parecido com o mangá, muito mais intenso, porém com mesma base.
***
Um grande acréscimo da produção da Netflix são as cenas musicais.Um grupo de jovens marginais aparece com um rap elaborado e pontual que funciona muito bem no desenrolar da trama. As rimas trazem metáforas, explicações e questionamentos sobre importantes momentos da animação.



Violência e pornografia nem tão gratuita e um traço diferenciado
Muitas críticas foram feitas à produção de Crybaby por conta das cenas de violência e nudez. Por mais que pareçam exageradas no início, podemos perceber que existe uma razão para a presença desse conteúdo. Algumas levantam comparações e questionamentos sobre a raça humana e os demônios que tentam se apossar da Terra. Além do fato dessa ser uma marca das produções de Nagai desde o início de sua carreira, o próprio admitiu que tem um admiração pessoal pela imagem de mulheres nuas. O diretor de Crybaby,  Masaaki Yuasa, fez questão de manter esse conteúdo em sua produção por perceber a importância disso para a trama.

Os traços e ângulos do desenho podem parecer desleixados nos primeiros episódios, mais acrescentam uma fluidez necessária no desenvolver da trama, além de apresentar uma evolução na qualidade de imagem nos episódios finais.



Imagem de Divulgação


Devilman é uma obra que surgiu com grande importância para o universo dos mangás e animes e apenas evolui com o passar do tempo. Uma forma inteligente de levantar questões sociais e ligadas a temas muitas vezes delicados como religião, a história traz o “bem” representado por um demônio violento porém justo e com um coração puro, e o “mal” tem como liderança a figura de anjo, belo e maquiavélico. É gratificante ver que o trabalho de Nagai, lançado em 72, pode ser apresentado para as gerações mais novas de forma atualizada mas com toda a essência do original, despertando a curiosidade de muitos para as versões anteriores. A Netflix cumpriu seu compromisso com os fãs do segmento e apresentou o que pode ser uma das principais produções de 2018, Devilman Crybaby vale cada minuto.


Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.