Senta que lá vem história...

Aquele com a saudades.

Levo uma foto dela na minha carteira, algumas lembranças na mente e uma saudade esmagadora no peito. Infelizmente não a conheci muito bem. Eu era muito pequena quando ela nos deixou, mas passei minha vida inteira ouvindo suas histórias, sobre como saiu de casa e foi atrás do que queria, como criou seus filhos e sobre a mulher forte que foi, e vou confessar:  meu maior sonho é ser um pouco parecida com ela.

Minha avó foi uma mulher incrível. Sendo exemplo de força e garra, deixou o marido alcoólatra, com quem era casada desde os 13 anos, e saiu de casa levando nada mais que os 4 filhos pequenos, trabalhou noite e dia para não deixar faltar nada para os filhos, comprou uma casa própria e construiu uma vida digna, tudo através do seu trabalho como merendeira. Mas eu não tiver a chance de conhecê-la muito bem.
Ela se foi quando eu tinha 5 anos. Na época eu não entendia muito bem o que era a morte, não me lembro exatamente quando eu percebi que ela não voltaria para casa, e nem lembro quando comecei a chorar de saudades, mas sei que choro até hoje.


Sei de como ela me protegia e me defendia, mas não lembro do seu cheiro ou do seu toque, a sua fisionomia só conheço por foto, mas lembro-me do carinho, e talvez até essa lembrança seja mera imaginação, mas é ela quem me acalenta nos dias difíceis, quando sinto a presença dela comigo e sinto que ela é uma das mãos que me sustenta e me mantem firme no lugar.
Invento conversas imaginárias e imagino qual seria sua opinião sobre como eu levo a vida, fico invejando todos que tiveram um pouco mais de tempo na presença dessa mulher, invejo as broncas que minhas irmãs levaram e o carinho que receberam, invejo as lembranças.

Vó, eu levo comigo a força do teu nome, e vivo repetindo que chamarei minha filha de Maria um dia, enquanto isso vou idealizando o dia em que vou reencontrar-te. Terei tanta coisa para te falar, das minhas decepções e do que se passou quando você se foi. Quero chorar um pouco no teu colo e compartilhar contigo as aventuras que vivi, quero dizer que o lado de cá seria muito mais bonito com a sua presença.


Fernanda Santiago
Fernanda Santiago

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.