Quem é BTS?


Para você que já ouviu falar em algum momento da sua vida ou sequer ouviu falar, BTS (hangul: 방탄소년단; rr: Bangtan Sonyeondan ou Bangtan Boys; tradução: Escoteiros à prova de balas) é um grupo de pop sul-coreano formado pela Big Hit Entertainment que debutou em 2013. O grupo é composto por 7 integrantes, Jin, Suga, J-Hope, RM (líder do grupo), Jimin, V, e Jungkook, que vão de 20 a 25 anos de idade. O que eles tem de tão especial e porque eles estão tão falados? Pra quem acompanha o mundo da música sabe muito bem o por quê. Eles são simplesmente a primeira boyband sul-coreana a conseguir feitos que nenhuma outra boyband de K-Pop conseguiu até então, e eles seguem impressionando cada dia mais.

Videoclipe do seu primeiro lançamento "No More Dreams"

Segue uma lista de feitos tanto em seu país de origem quanto nos EUA:
Eles ganharam vários prêmios de "Novo Artista do Ano" por sua canção de lançamento No more Dreams, no Melon Music Awards, Golden Disc Awards e Seoul Music Awards. O grupo continuou a aumentar sua popularidade com seus álbuns subsequentes, seu primeiro álbum completo Dark & Wild (2014), The Most Beautiful Moment in Life, Part 2 (2015) e The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever (2016), com os dois últimos a entrar no Billboard 200. The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever ganhou o prêmio Álbum do Ano no Melon Music Awards de 2016. O segundo álbum completo, Wings (2016) alcançou a 26° posição no Billboard 200, que marcou o ranking mais alto para um álbum de K-pop.

V, Suga, Jin, Jungkook, RM, Jimin e J-Hope, respectivamente

Na Coréia do Sul, Wings tornou-se o álbum mais vendido na história do Gaon Album Chart na época e o grupo foi posteriormente premiado com o Artista do Ano no Mnet Asian Music Awards de 2016. A Billboard colocou o BTS como o número um no seu Social Chart 50, tornando-os o primeiro grupo coreano a superar o chart. Na época, passaram 62 semanas como número um no Social Chart 50. No mesmo ano, eles também entraram para o YouTube's Music Global Top 100: 17º nas paradas de vídeos, 6º nas paradas de artistas e 14º nas paradas de faixas. Alguns de seus clipes no YouTube ultrapassam os 100 milhões de visualizações e outros mais de 200 milhões.


O próximo lançamento do grupo, Love Yourself: Her (2017), estreou no número sete no Billboard 200, marcando o maior ranking para um artista asiático na história. O grupo também conseguiu estrear no Billboard Hot 100 pela primeira vez com o single "DNA", que entrou no número 85 e atingiu o pico no número 67. Outra faixa do álbum, "Mic Drop", foi remixada pelo DJ Steve Aoki com colaboração do rapper Desiigner e atingiu o número 28 no Billboard Hot 100. Ambas as faixas passaram a ser certificadas Ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA), a primeira vez para um artista coreano. O álbum vendeu mais de 1,2 milhão de cópias no Gaon Album Chart da Coréia do Sul em seu primeiro mês, ganhando o título de álbum mais vendido na história das paradas e se tornando o maior álbum coreano vendido por mês em 16 anos.


BTS foi premiado no Mnet Asian Music Award como Artista do Ano pelo segundo ano consecutivo em 2017. Desde a sua estréia, venderam cerca de 5 milhões de álbuns em todo o mundo. Eles ganharam o Top Social Artist Award no Billboard Music Awards, tornando-se o primeiro grupo coreano a ganhar um BBMA. Em junho de 2017, a revista Time nomeou a banda uma das 25 pessoas mais influentes na internet. Em novembro, veio a oportunidade de performar pela primeira vez na TV americana no American Music Awards, com seu single DNA, foi o primeiro grupo de K-Pop a a conseguir esse feito. Em dezembro, eles foram revelados como a celebridade mais tweetada em 2017, sendo "curtido ou retweetado mais de meio bilhão de vezes (502 milhões)" em todo o mundo, mais do que o presidente americano Donald Trump e Justin Bieber juntos.

E eles conseguiram isso do nada ou porque são rostinhos bonitos com excelentes coreografias? Obviamente que não! BTS co-escreve e produz grande parte de suas músicas, que foi atribuído por alguns meios de comunicação como a receita do seu sucesso. Eles são conhecidos por ser um dos raros grupos de K-pop que abordam questões sociais numa indústria onde desengajamento político é a norma para os idols. O assunto foi mudando com o amadurecimento deles enquanto grupo, porém eles continuam abordando problemas na sociedade desde o seu primeiro mini álbum, O!RUL8, 2?.

Ovacionados por suas coreografias e sincronia. MV aqui

“Em todo o mundo, a nossa geração se depara com os mesmos desafios sociais e políticos. Acho que eles se sentem como a gente a respeito destes temas e queremos, além de alegrá-los com nossas músicas, mostrar o que achamos sobre estas questões sociais”, explica Suga, em entrevista pra Billboard. “Estes são assuntos importantes, não? Eles devem ser abordados por alguém. E se alguém tem que falar sobre eles, então talvez A GENTE tenha que falar sobre eles. É uma honra ter poder e atenção dos nossos fãs para poder usar nossas vozes. Porque quanto mais altas são nossas vozes, mais poderosas se tornam nossas palavras”, completa RM.

Primeira música e MV deles que eu vi

Em "No More Dreams", seu primeiro lançamento em 2013, fala em com as crianças eram forçadas a desistir de deus sonhos para agradar aos seus pais. Em "N.O" aborda como o sistema educacional torna as crianças em "máquinas de estudo". Em Change, colaboração do RM & Wale, a parte do Wale fala sobre como ele foi “odiado por brancos supremacistas e polícia racista,” enquanto RM aborda a violência na internet. Agust D – "The Last", Suga incorpora vulnerabilidade em sua mixtape solo, sob o nome de Agust D, falando sobre suas dificuldades com depressão e ansiedade. "Whallien 52", exploram suas próprias solidões através da metáfora de uma baleia.

"Baepsae", aborda a diferença entre gerações em relação a riqueza e oportunidades. "Cypher pt. 4", fala sobre devoção ao amor próprio. "21st Century Girl", sobre encorajar as mulheres a serem fortes. Provavelmente uma das maiores músicas feministas no K-pop, Jimin canta "Diga-lhes que você é forte/ Diga-lhes que você é suficiente". "Not Today", essa música serve como um hino de empoderamento. "GO GO", aborda uma crítica ao materialismo na sociedade com uma paródia. Entre muitas outras, como eles mesmo dizem "Não é um álbum do BTS se não há nenhuma música que critique a sociedade".

Live de "Spring Day" no MMA 2017

Isso é algo comum ou que se espera de um grupo de pouco mais de 20 anos? Não vou mentir, eu não esperaria, mas eles existem e tem muito a dizer e não é besteira, são coisas sérias, algumas de suas letras falam sobre solidão, problemas mentais, bullying... Mas nem só de elogios vive um artista, em 2016 o grupo enfrentou críticas à misoginia sobre as letras de "War of Hormone", "Converse High" e a música solo "Joke" do RM, bem como um comentário do Twitter feito por Suga. A Big Hit mais tarde emitiu um pedido de desculpa e afirmou que eles não tinham intenção de diminuir ou agredir ninguém.

Eles também têm um grande envolvimento em uma variedade de eventos de caridade e lançou oficialmente sua campanha Love Myself (Amo a mim mesmo), uma iniciativa dedicada a "proteger e apoiar as crianças e adolescentes vítimas da violência doméstica e escolar, bem como agressões sexuais em todo o mundo ...", em parceria com o Comitê coreano da UNICEF. E é algo que eles estão constantemente falando em seus shows, não apenas por ser uma campanha criada por eles, mas para que de alguma forma quem os seguem criem essa consciência, afinal vivemos em um mundo bem egoísta (não generalizando), onde as pessoas acham que para ser suficientes precisam de outra pessoa e algumas delas chegam ao nível de achar que o outro lhe pertence.

Vídeo da campanha Love Myself

Pra quem não sabia (eu até um dia desses), eles já fizeram 3 turnês pelo Brasil e torcemos para que venham mais vezes e para mais lugares. Eles têm um grande número de fãs no Brasil, que é um grande consumidor de K-Pop, não apenas BTS.

E para finalizar, V ficou em 1° lugar na lista dos homens com os rostos mais bonitos do mundo de 2017. O ranking é desenvolvido por um estudo da Independent Critics e divulgado anualmente desde 1990 pela TC Candler. O intuito é retratar “o ideal moderno de beleza mundial”. De acordo com a própria instituição, “a estética perfeita é apenas um dos critérios: graça, elegância, originalidade, ousadia, paixão, classe, equilíbrio, alegria, esperança… tudo isso está encarnado em um rosto lindo”. Mais dois membros entraram na lista, Jungkook (13º lugar) e Jimin (64º lugar) - achei bem injusta a posição do meu bias utt, mas enfim... kkkk'


Então, pra quem não sabia quem é BTS e porque de tanto alvoroço por um grupo de 7 coreanos do outro lado do mundo, está aí a explicação. Tem tantas coisas mais que eu gostaria de falar, mas os principais estão aqui e por enquanto já é o suficiente. Deixando claro que não estou desmerecendo os demais grupos, até porque nem só de BTS vive o K-Pop, mas é o grupo que está conquistando o mundo, portanto não adianta bater o pé, criticar ou vim falar besteira (falo isso porque já estou por dentro das tretas em relação aos fandoms), lidem com os fatos. Ninguém é obrigado a gostar só porque eles estão no auge, mas aceitem os fatos e respeitem o esforço deles. Agradecida!


Fontes: Bangtan Brasil; Judão; Wikipedia
Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

2 comentários:

  1. Esses meninos estão conquistando o mundo tanto pela música, como por seus carismas, transmitem mensagem significativas, trazem esperança pra pessoas de várias idades, que cresçam mais ainda, um otimo blog, ansiosa pelo próximo, que tal falando sobre cada membro, pra quem quiser conhecer melhor eles individualmente e ver a luta q tiveram pra chegar até aqui.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eles são maravilhosos! Obrigada pela sugestão :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.