Mulheres na Ciência e na Tecnologia


Isaac Newton, Albert Einstein, Charles Darwin, Galileu Galilei e Nikolas Tesla; o que todos eles têm em comum? Bom... com exceção de serem alguns dos mais memoráveis cientistas da história da humanidade, todos são homens.

Quando pensamos em ciência e tecnologias e nos protagonistas que contribuíram com esforço para o conhecimento humano e do universo, os nomes que vem em mente são masculinos, mas porquê? Mulheres não gostam de ciência? Cadê a contribuição feminina no pensamento cientifico? A resposta está na imposição de gênero nos séculos passados, e que infelizmente ainda existe nos dias de hoje.
Nos séculos que decorreram a história da ciência e da tecnologia, as mulheres foram excluídas de uma boa parte da educação científica, mas isso não as impediu de lutarem pelos seus direitos e contribuírem para o conhecimento científico. Mulheres como Marie Curie e Ada Lovelace deixaram sua marca registrada na histórica fazendo ciência.

Esse post especial do dia da mulher apresenta algumas dessas mães, irmãs, inventoras e cientistas. Vamos mergulhar nos estudos e feitos de mulheres que deixaram sua marca no mundo. Abaixo, um mini biografia de cada uma delas.

A primeira é uma das cientistas mais memoráveis (se não for a mais) da ciência, ela atuou no campo da física e da química, estou falando da Marie Curie, conhecida pelos estudos sobe Radioatividadepolôniorádio. Seus prêmios são diversos, vão desde o Nobel Nobel de Física e a Davy em 1903 até o Nobel de Química em 1911.  Morreu em 4 de julho de 1934, aos 66 anos.


A próxima supermulher da ciência é Ada Lovelace, ou a Condessa Lovelace. Atuou na área da matemática e foi escritora inglesa.  Nasceu em 1815 em Londres e morreu em 1852. Ada criou o primeiro algoritmo e por isso, hoje, é conhecida como a primeira programadora de computadores da história. Se hoje você tem um computador e\ou um celular com aplicativos de paquera e redes sociais, agradeça a Condessa Lovelace.


Após radioatividade e programas de computador, vem aí a comunicação sem fio e dos pioneiros desse feito foi uma mulher, a Hedy Lamarr. Quem conhece de cinema já pode ter ouvido esse nome. É que Lamar além de contribuir a tecnologia, foi também uma atriz de Hollywood. Ela nasceu em 1914 e morreu em 19 de janeiro de 2000.


Outra cientista é Yvonne Brill, que desenvolveu um sistema de propulsão para manter os satélites em órbita. Yvonne é canadense e nasceu em 30 de dezembro de 1924. Entre seus prêmios estão a AIAA Wyld Propulsion Award, medalha de John Fritz (2009) e medalha Nacional de Tecnologia (2010)
Amalie Emmy Noether considerada a mais importante matemática da história da ciência. Nasceu em 1882 na Alemanha, seus feitos importantes foram o desenvolvimento da física teoria e a álgebra abstrata. Morreu em 1935 nos Estados Unidos.


Bom pessoal... essa é algumas das mulheres mais importante da ciência e tecnologia. Esse post é importante para mostrar que tanto quanto os homens, as mulheres também tiveram papeis importante na construção do conhecimento da ciência e tecnologia.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hedy_Lamarr

Fontes Imagens:
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/11/hedy-lamarr-atriz-e-inventora-ganha-doodle-do-google-no-youtube.html
https://www.comunidadeculturaearte.com/vem-ai-uma-cinebiografia-de-marie-curie-a-primeira-mulher-a-ganhar-um-nobel-e-a-unica-com-dois/
https://super.abril.com.br/blog/superlistas/7-coisas-que-voce-deveria-saber-sobre-ada-lovelace/
https://oggiscienza.it/2016/12/15/yvonne-brill-propulsione-spaziale/





Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.