[Antes de qualquer coisa, aqui está uma playlist com alguns do sucessos do David Bowie, para ir ouvindo enquanto lê :3]
Digamos apenas que 2016 começou difícil para o cenário musical: a lenda da música David Bowie faleceu, aos 69 anos. O motivo da sua morte não é de grande importância. Reconhecer todos os feitos de um grande músico que influenciou toda uma cultura durantes décadas, não apenas na música, mas na moda, no teatro e cinema, é importante. Não deixar que seu legado seja esquecido, se é que isso é possível, isso sim é importante.
Bowie é um recordista no mundo da música: ele vendeu a incrível marca de 140 milhões de álbuns em todo o mundo, figurando no seleto grupo de artistas que já venderam mais de 100 milhões, que incluem The Beatles, Michael Jackson, Madonna, Pink Floyd, entre outros.
Nascido como David Robert Jones, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1947, o cantor, ator, produtor, compositor, David Bowie tentou o sucesso por anos antes de finalmente atingir o seu auge. Seu primeiro álbum, lançado em 1967, fracassou nos charts do mundo, porém, em 1969, o primeiro single do seu segundo álbum levou o cantor ao centro das atenções: "Space Oddity" alcançou #5 no Reino Unido, e foi lançado pouco tempo antes do primeiro pouso do homem na lua. A partir de então, o sucesso de Bowie começou a crescer a cada single/álbum.
Com o lançamento do álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" e o alter-ego "Ziggy Stardust", Bowie conseguiu o sucesso mundial que esperava: tornou-se conhecido nos Estados Unidos, e em seu país de origem, todos os olhos se viraram para ele. Os álbuns seguintes aumentaram seu sucesso, bem como concretizaram o impacto que Ziggy estava fazendo na cultura.
Sua carreira de ator começou antes mesmo do seu sucesso comercial, e inclui diversas peças teatrais - incluindo as inúmeras vezes em que esteve se apresentando na Broadway - e diversos filmes para o cinema, onde ele obteve críticas muito positivas sobre sua atuação. Além disso, Bowie fazia a composição da maioria das suas músicas, além de produzir muitas delas. Seu jeito despojado e bem afrente do seu tempo - seu alter-ego Ziggy usava cabelos vermelhos, roupas grudadas e muita maquiagem - seu impacto sobre a moda foi grande, bem como seu impacto sobre os diversos artistas que apareceriam depois dele.
Muitos artistas confirmam que David Bowie serviu de inspiração para suas carreiras, artistas como Marilyn Manson, Madonna, Boy George, Bono Vox e, mais recentemente, Lady Gaga, demonstraram ao longo dos anos seu respeito e tributo pelo cantor, dizendo o quanto sua obra foi importante para eles. É importante dizer também que a influência e apoio de Bowie foram importantíssimos nos movimentos de liberação gay, já que o mesmo se disse bissexual - e mesmo tendo "voltado atrás" anos depois, sua rebeldia ajudou a tornar a sexualidade, um assunto abordado.
Obviamente, com tanto sucesso, diversos prêmios foram adquiridos por ele: ganhou dois BRIT Awards, dois Grammy Awards, três VMA's, bem como diversos outros, sendo indicado 52 vezes a premiações ao redor do mundo. Bowie até tem uma estrela da calçada da fama em Hollywood.
Curiosidade
Como acontece sempre que um artista famoso nos deixa, as músicas e álbuns do David Bowie voltaram a vender muito bem. Seu último disco chamado "Blackstar", lançado em seu aniversário de 69 anos, a 4 dias atrás, está em #1 no iTunes dos Estados Unidos e do Reino Unido, bem como de outros diversos países. Seus outros álbuns, principalmente as coletâneas, também estão vendendo muito bem, e Bowie até quebrou um recorde: mais discos no top 15 do iTunes Norte Americano, com 9 álbuns!
Se você, como eu, não era familiarizado com as músicas do David Bowie, por quaisquer que sejam os motivos, a playlist que você pode encontrar no início da publicação pode te ajudar a conhecer um pouco mais desse grande artista. Obviamente, foram diversos anos de música, então, não tem como sintetizar tudo isso. Mas a ideia é apenas conhecer um pouco mais, e se houver um interesse da sua parte, a internet está ai para buscas também!
Sendo assim, não poderia deixar de falar desse ser humano que mudou toda uma cultura durante 5 décadas, e vai continuar mudando, já que seu legado não pode ser apagado e, seus fãs, não deixarão que seja esquecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.