Brasileiros em Hollywood: Fernando Meirelles


Paulista, conhecido por seu filme Cidade de Deus, Fernando Meirelles também faz carreira em Hollywood. Cineasta, produtor e roteirista, já teve indicação ao Globo de Ouro, BAFTA e ao Oscar.

Tudo começou quando aos doze anos de idade ganhou uma filmadora do pai, o passa-tempo aos poucos foi se tornando algo mais. Após terminar a faculdade, fundou uma produtora cinematográfica com mais quatro amigos, chamada Olhar Eletrônico. A produtora venceu três prêmios no primeiro Festival Videobrasil, em 1983 com os filmes Marly Normal, Garotos do Subúrbio e Brasília e levou ao ar programas de televisão sobre atualidades em 1982, além da série infantil Rá-Tim-Bum. Anos depois veio a se tornar a O2 Filmes, maior produtora do país.


Meirelles e os atores Ralph Fiennes e Rachel Weisz
nas gravações de O jardineiro fiel
Heitor Dhalia (outro grande diretor brasileiro que fez uma ponta em Hollywood) presenteou Meirelles com o livro Cidade de Deus de Paulo Lins, logo após seu lançamento e sugeriu que Meirelles fizesse uma adaptação para o cinema. O filme levou, mais ou menos, dois anos para ser gravado e tornou-se um dos filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos. Garantiu a Fernando Meirelles uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor e mais indicações as categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Venceu as categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Devido ao seu grande sucesso com Cidade de Deus e sua indicação ao Oscar, Meirelles dirigiu em 2005 O Jardineiro Fiel, estralado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz, seu primeiro filme em língua inglesa. O filme concorreu ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e garantiu a Weisz a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante e ainda nessa mesma categoria venceu o Globo de Ouro, BAFTA e o Screen Actors Guild Awards. Rendeu a Meirelles uma indicação ao Globo de Ouro e outra ao BAFTA, ambas na categoria de melhor diretor.

Em 2008 ele foi responsável pela direção da adaptação do livro Ensaio sobre a cegueira, do português José Saramago, que tem em seu elenco principal Julianne Moore, Gael Garcia Bernal, Alice Braga, Mark Ruffalo e Danny Glover, o filme abriu o Festival de Cannes e teve uma indicação a Palma de Ouro e ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em 2011 ele volta a dirigir Rachel Weisz no filme 360, que também conta com Anthony Hopkins, Jude Law, Ben Foster e os brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré no elenco. Em 2013 produziu duas telesséries, A verdade de cada um para o canal National Geographic  e Os experientes para a Rede Globo. 



Em 2014 dirigiu o segmento Copacabana do filme Rio, Eu te amo, que tem o francês Vincent Cassel e a brasileira Débora Nascimento como protagonistas. O filme tem vários seguimentos, sendo cada um dirigido por um diretor diferente, entre eles os brasileiros Carlos Saldanha (Era do Gelo 2 e Rio), José Padilha (Tropa de Elite) e Andrucha Waddington (Casa de Areia), a libanesa Nadine Labaki (Caramelo), o mexicano Guillermo Arriaga (Babel), o australiano Stephan Elliot (Priscilla, a Rainha do Deserto), o italiano Paolo Sorrentino (A Grande Beleza), o norte-americano John Turturro e o sul-coreano Im Sang-Soo (A Mulher do Bom Advogado).

Esse ano ele foi um dos responsáveis pela direção de criação da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos. Ele e a a produtora Daniela Thomas criaram a cerimônia com um décimo da verba que Danny Boyle teve para fazer o mesmo nos Jogos de Londres 2012. Meirelles disse que "seria uma vergonha, em um país com tantos problemas, como o Brasil, gastar o que foi gasto em Londres". Ele se mostrou muito orgulhoso de ter feito algo com orçamento limitado "porque é o que faz sentido no Brasil".




Imagens: Reprodução/Divulgação
Fonte: Wikipédia
Erica Olive
Erica Olive

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.