TOP 5 - Melhores leituras de 2016

Entrando no clima dessa nostalgia de fim de ano, assumi a difícil tarefa de encolher entre tantas leituras os meus livros favoritos em 2016. Eis aqui o top 5.

Foto @EstanteDaRai


1. Menina Má:
Foto @EstanteDaRai

Em Menina Má nós acompanhamos a história de Christine Penmark e sua filha Rhoda, a pequena malvada do título, uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.

O enredo tem como cenário uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos na década de 1950 e esse clima doméstico, de cidade pequena nos aproxima ainda mais da história, tornando-a um pouco mais terrível e real.

Esse não foi um livro simples, pelo menos não o foi para mim, demorei algumas semanas para concluir a leitura, mas eu realmente gostei dele. Para ser sincera, não esperava que fosse gostar tanto, apesar das boas expectativas que tinha nele, nem tampouco esperava que a história seria tão impactante. Por isso, tornou-se minha melhor leitura do ano!

2. Surpreendente:
Foto @EstanteDaRai
“No cinema, tudo é possível. O improvável depende apenas das decisões tomadas pelos roteiristas. Pedro sabia que a vida real era bem diferente. Ele teria uma única chance para realizar seu sonho: produzir o filme perfeito durante uma viagem alucinada com seus melhores amigos e com uma menina por quem estava apaixonado. Sem roteiro, ele sequer sabia o que queria descobrir na estrada. O mistério em torno do seu amuleto – o olho turco – podia ser pura fantasia.” – GOMYDE, Maurício. 2015.

Esse é o texto da contracapa de Surpreendente!, obra do brasileiro Maurício Gomyde, publicada pela editora Intrínseca, e foi a responsável por me instigar a conhecer a história de Pedro Diniz, um jovem cineasta que sonhava em escrever e filmar um roteiro incrível, que surpreendesse o público e conquistasse o maior prêmio do cinema brasileiro, o Cacau de Ouro, mas não tinha ideia de como fazer isso acontecer.

O Pedro é um cara incrível, daqueles de quem você adoraria ser amigo, ele é um sonhador, mesmo convivendo com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira diagnosticada na adolescenência (o que não acontece, pois, inexplicavelmente sua perda da visão estaciona), ele segue em frente na realização dos seus sonhos e em fazer a parte dele na salvação da humanidade da “derrota como espécie”. 

3. Amor Amargo:

Foto @EstanteDaRai

Amor Amargo nos apresenta a Alex, uma garota comum, boa aluna, responsável e com bons amigos, que está prestes a se formar no ensino médio e planeja uma viagem com seus dois melhores amigos até o Colorado, lugar onde sua mãe morreu num acidente. Então ela conhece Cole, atleta, bonitão e encantador, aluno novo transferido de outra escola e que por apresentar algumas dificuldades em inglês, acaba sendo designado como para uma monitoria na matéria e Alex será sua tutora.

Esse é um daqueles livros que deve ser lido por todos e deveria ser trabalhado nas escolas, pois trata de um problema (infelizmente) bastante atual, a quantidade de pessoas vivendo em relacionamentos abusivos é gigantesca e os números dos casos de violência doméstica/entre casais são alarmantes. Quem não conhece ou conheceu alguma vítima? Eu já e mais de uma, inclusive.

O que é incompreensível e inacreditável na ficção, torna-se ainda mais duro quando encontrado na realidade. E é esse lembrete que a obra nos trás. Se você é uma vítima, procure ajuda! Se você conhece uma vítima, procure ajudá-la! 

@EstanteDaRai

4. Destinado:

Livro 3 da Série Perdida, da Carina Rissi, nele testemunhamos acontecimentos importantes da vida do Ian, herói da trama, e também revisitamos alguns dos momentos marcantes dos livros anteriores, Perdida e Encontrada, mas sob o seu ponto de vista, o que dá todo um novo frescor a história. Nele conhecemos o Ian que existe por trás do “homem dos sonhos” da Sofia (e de muitos de nós também! <3). Aliado a isso, ainda acompanhamos um novo drama acontecendo, com uma certa dose de mistério no ar.


Em Destinado, vemos a escrita da Carina em sua melhor forma! O livro está ótimo, com um roteiro bem amarrado, com todos os elementos que fazem uma boa comédia romântica presentes. No meu ranking pessoal da série, ele está com uma ligeira vantagem sobre Perdida.

5. O Acordo

Foto @EstanteDaRai
Hannah Wells é uma mulher inteligente, universitária, estudiosa e prática. Ela é muito focada nos seus objetivos profissionais, é compositora e estudante de música, e é bastante confiante em todas as áreas da sua vida. Bem, em quase todas. Garrett Graham é uma estrela, capitão do time de Hockey na universidade em que estuda, ele sabe muito bem quem é e o que quer, ser um atleta profissional depois da formatura. Mas seus objetivos encontram um obstáculo quando ele vê sua permanência no time ameaçada pelo mal desempenho em uma das matérias da faculdade.

Quando Garrett percebe que Hannah conseguiu a maior nota da turma nessa mesma matéria na qual ele vai tão mal, tenta fazê-la concordar em ser sua tutora. E assim começam uma improvável amizade.

A escrita da autora é muito boa! É uma trama direta, as cenas são bem construídas, os personagens multidimensionais (inclusive os coadjuvantes, que serão protagonistas nos livros seguintes da série), criando diálogos inteligentes e espirituosos. Em geral, O Acordo não quebra qualquer novo terreno no gênero Jovens Adultos, ele trouxe alguns de seus traços familiares e fez um trabalho bem feito. O que é uma salvação para o gênero, que sofre com um mar de livros ruins. Mostrando que um enredo familiar, mas bem desenvolvido, adicionado a alguns personagens perfeitamente imperfeitos, soando como pessoas reais, diálogos inteligentes e o resultado final será um ótimo livro.

Vários livros queridos ficaram de fora, que talvez faça até uma parte 2. hahah 

Até o ano que vem, com leituras tão boas quanto! :)

Unknown
Unknown

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, links acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.