No supermercado encontramos uma diversidade de alimentos integrais: pães, biscoitos, massas, aveia, cookies, cereais, farinhas, etc. São deliciosos e saudáveis, porém, como tudo na vida, precisa-se moderação, uma vez que estes alimentos são predominantemente ricos em carboidratos, e seu consumo excessivo promovem um ganho de peso corporal muitas vezes indesejáveis.
A seguir, te dou 7 grandes motivos para você adicionar de uma vez por todas os alimentos integrais ao seu cardápio diário.
1. Regula o intestino
A seguir, te dou 7 grandes motivos para você adicionar de uma vez por todas os alimentos integrais ao seu cardápio diário.
1. Regula o intestino
Alimentos na sua forma integral possuem grande quantidade de fibras alimentares, essas fibras, em especial as insolúveis, por não serem absorvidas pelo organismo, auxiliam no trânsito intestinal permitindo um aumento do bolo fecal e sua maior agilidade na passagem pelo intestino, reduzindo assim a constipação (ou "prisão de ventre"). Vale lembrar que para alcançar tais benefícios, além do consumo adequado de fibras e da prática de atividade física regular, se faz necessário também o consumo diário de (no mínimo) 2 litros de água pura. Refrigerantes, café, alguns tipos de chás e sucos de caixinhas não contam, hein?
Sim! Alimentos integrais possuem grande poder de saciedade. Trocando em miúdos, significa que você vai demorar muito mais tempo para ficar com fome novamente, além disso, durante uma refeição rica em fibras você se sente saciado muito mais rapidamente, assim, tende a comer menos. Isso acontece porque as fibras absorvem água, permanecendo por mais tempo no estômago (dando aquela sensação de estômago cheio).
Além de fibras, os alimentos integrais são boas fontes de vitaminas e minerais (tais como selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo). A diferença principal entre um produto integral e um refinado está justamente no processamento. Os alimentos na sua forma integral, como o próprio nome sugere, são aparentemente mais íntegros, por isso são mais "escurinhos" e devido o "menor processamento" são mantidos grande parte dos seus nutrientes. Já os refinados, devido a quantidade de processamento que sofre, além de perderem a cor (ex.: arroz branco, pão branco, etc.) perdem também (e muito) seus nutrientes e fibras.
Quando damos preferência aos integrais escolhemos um cardápio muito mais equilibrado e saudável.
Além da ação intestinal, as fibras (principalmente as solúveis) possuem ação sistêmica. Ou seja, por serem absorvidas pelo organismo agem auxiliando na redução do risco de doenças cardiovasculares, garantindo menores níveis de colesterol, prevenindo, em alguns casos, o desenvolvimento de aterosclerose (placas de gorduras que ficam presas nas paredes das artérias, impedindo o adequado fluxo sanguíneo). Vale ressaltar que sozinhas as fibras não fazem milagre, sendo importante a adoção de bons hábitos alimentares e de vida para obter tais benefícios.
Devido a presença de muitas vitaminas e minerais, o consumo adequado de alimentos integrais auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, evitando assim, a instalação e desenvolvimento de uma série de doenças provocadas por bactérias e vírus.
Todos os benefícios citados acima auxiliam (e muito) no processo de emagrecimento, porém, o aumento da saciedade parece ser o mais interessante para quem pretende perder peso. Por reterem grandes quantidades de água no estômago, as fibras solúveis auxiliam no aparecimento da saciedade e no seu prolongamento. Se você se sacia mais rapidamente, come menos e se você permanecesse saciado por muito mais tempo, tardará na procura de alimentos. Consequentemente emagrece!
Muita gente torce o nariz quando vê pão, macarrão, arroz ou biscoitos integrais. Mas tudo é questão de hábito. O arroz e o macarrão para melhorar sua palatabilidade, por exemplo, podem ser temperados com alho, cebola, tomate, pimentão e cenoura. O arroz integral, para cozinhar mais rapidamente pode-se utilizar uma panela de pressão.
Dê preferência aos alimentos integrais no seu dia a dia. Não esqueça de consultar a lista de ingredientes para constatar que o mesmo é integral. Nada de acreditar no mero anúncio descrito na marca. Alimentos integrais possuem como primeiro ingrediente na lista a frase FARINHA DE TRIGO INTEGRAL (como na imagem abaixo). Fique esperto, bon appétit e saúde!
Procurando mais postagens sobre receitas, saúde e nutrição? Clique aqui e veja uma relação de todas as nossas postagens sobre esses assuntos.
E aí, curtiu? Deixe sua reação aqui nos nossos botões no final do post.
![]() |
Imagens: info saúde |
Procurando mais postagens sobre receitas, saúde e nutrição? Clique aqui e veja uma relação de todas as nossas postagens sobre esses assuntos.
E aí, curtiu? Deixe sua reação aqui nos nossos botões no final do post.
Beijos da nutri, 💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!
Seu comentário será visualizado por todos.